segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Peritos em digitais da PF iniciam greve nesta 2ª


Blog do Josias      -     22/09/2014




Os peritos em papiloscopia entram em greve nesta segunda-feira. A paralisação prejudicará a rotina da Polícia Federal e das policiais civis de todo país. O objetivo é o de pressionar Dilma Rousseff para que ela sancione um projeto de lei que inclui a corportação dos papiloscopistas na Lei Geral das Perícias, sancionada por Lula em 2009, sob o número 12.030.

Por definição, os papiloscopistas auxiliam na identificação de criminosos por meio da análise dos desenhos papilares. Dá-se ao trabalho o nome de dactiloscopia quando a análise envolve as impressões dos dedos. Para os desenhos das palmas das mãos, quiroscopia. Para as marcas das plantas dos pés, podoscopia.

Ao regulamentar a atividade dos peritos, a lei de 2009 esqueceu os papiloscopistas. Mencionou apenas os peritos criminais, os médicos legistas e os odontolegistas. Pressionados, deputados e senadores aprovaram um projeto que corrige a omissão. Mas falta a sanção de Dilma. O prazo para que a presidente sancione ou vete a proposta vence na quarta-feira. Daí a greve.

Reunidos na Federação Nacional dos Peritos Papiloscopistas, a Fenappi, os profissionais dizem que não cruzarão os braços por mero capricho. Alegam que advogados têm questionado laudos periciais assinados por papiloscopistas, sob a justificativa de que a categoria não é legalmente reconhecida. Inicialmente, a greve vai durar até quarta-feira. Dependendo da decisão de Dilma, pode ser esticada.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra