sábado, 8 de novembro de 2014

Concursos não acompanham crescimento da população


Congresso em Foco     -     08/11/2014




“Hoje, em 2014, a população brasileira é de 202 milhões de pessoas. Ou seja, há 37 milhões de brasileiros a mais do que em 1995, mas o número de servidores é igual ao daquela época, mesmo passados dois mandatos de Lula e um de Dilma”

Uma das questões mais polêmicas da campanha eleitoral deste ano para a Presidência da República foi a dos concursos públicos. As posições de Dilma Rousseff, que acabaria reeleita, e de seu adversário Aécio Neves sobre o assunto foram tema de discussões entre partidários – concurseiros ou não – dos dois candidatos, nas salas de aulas, nas rodas de conversas e, sobretudo, nas redes sociais. Mais uma vez, a tática petista da desinformação voltou a funcionar contra o candidato da oposição, como já ocorrera na campanha anterior, com José Serra.

Muita gente acabou convencida de que a vitória de Aécio representaria um retrocesso nos concursos públicos, enquanto que a de Dilma significaria a continuidade dos certames pelos próximos quatro anos. A afirmação de que houve muito mais concursos nos quatro anos do governo de Dilma do que nos oito de Fernando Henrique Cardoso tornou-se até um dos mantras preferidos do PT. Mas o fato é que, independentemente de quem estará na Presidência, o cenário é de um boom de concursos públicos a partir de 2015. Portanto, ninguém deve tirar o pé do acelerador nos estudos.

Para restabelecer a verdade e desmistificar o assunto, vou começar com dados que demonstram o contrário do que foi alegado contra Aécio durante a campanha presidencial. Os números vão responder à dúvida que permanece na cabeça dos concurseiros. Todos que têm oportunidade, me fazem a mesma pergunta, seja nas redes sociais, seja em minhas palestras, seja pessoalmente, por onde quer que eu passe, independentemente do candidato em que tenham votado: como ficará o quadro dos concursos públicos nos próximos quatro anos?

Pensemos juntos. Em primeiro lugar, vale lembrar que, em 1995, quando teve início o primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso, tínhamos no Brasil 1,1 milhão de servidores públicos e uma população de 165 milhões de habitantes. No fim do segundo mandato de FHC, em 2002, houve uma redução de 200 mil cargos no quadro do funcionalismo, como consequência das privatizações, aposentadorias e...



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra