terça-feira, 4 de novembro de 2014

Governo diz que emenda garantirá acesso às chefias por outras carreiras da PF


Agência Câmara Notícias     -     04/11/2014




O governo vai defender um destaque à Medida Provisória 657/14, que trata da carreira de delegados, para garantir que agentes, papiloscopistas, peritos e outras carreiras – não apenas os delegados – possam ocupar cargos em comissão de chefia. “Essa emenda garante o equilíbrio entre as carreiras”, defendeu o líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS).

A MP original diz que os delegados são responsáveis pela direção das atividades do órgão, sem fazer menção às demais carreiras.

A proposta rachou a corporação. Agentes são contra, por considerar que os delegados passarão a acumular muito poder; peritos acreditam que perderão autonomia ao serem chefiados por delegados. Já os delegados defendem o pleito como legítimo.

Experiência como requisito

O relator da MP, deputado João Campos (PSDB-GO), defendeu a proposta original – que também estabelece três anos de experiência como requisito para o cargo de delegado e permite que apenas delegado seja designado pela presidente da República para a Diretoria-Geral da Polícia Federal. “Não é MP de uma categoria, é da instituição. Ela traz ganhos significativos quando estabelece a experiência como requisito”, disse.

Foram apresentados dez destaques à proposta. Um deles quer obrigar a sabatina no Senado do indicado para diretor-geral da PF, a exemplo do que ocorre com outras autoridades. Há também propostas para incluir a Polícia Civil do Distrito Federal no regramento e garantir a autonomia funcional de peritos.

A MP 657 está em análise no Plenário da Câmara dos Deputados neste momento.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra