sábado, 6 de dezembro de 2014

Matérias prejudiciais ao serviço público continuam no Congresso


BSPF     -     06/12/2014




O Projeto de Lei Complementar (PLP) 549/09, de autoria do senador Romero Jucá (PMDB), que previa arrocho salarial para os servidores e sucateamento do serviço público, foi arquivado no Congresso Nacional. Na Câmara dos Deputados, a matéria foi rejeitada pelas comissões de Trabalho e de Administração Pública; Finanças e Tributação; e Constituição, Justiça e Cidadania.

Com essas três rejeições e sem ter recebido interposição de recursos contra a decisão do colegiado, o arquivamento ocorreu na última terça, dia 2. “Isso representa uma vitória para o funcionalismo e a certeza de que com mobilização e pressão conseguimos avançar”, lembra a coordenadora geral do Sindsep-PE, Graça Oliveira.

“São cinco anos de luta. Vários atos públicos em Brasília. Mas, embora tenhamos conseguido o arquivamento desse PLP, é bom lembrar que existem outros projetos no Congresso, tão prejudiciais quanto, que precisam ser combatidos”, reforça Graça Oliveira.

O PLP 549 limitava o aumento da despesa com pessoal, num período de dez anos, à reposição da inflação e mais 2,5% ou a taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Similar ao PLP 549, ainda tramita na Câmara, o PLP 01/07. Veja abaixo, a relação dos principais projetos prejudiciais ao serviço público.

Matérias prejudiciais ao serviço público continuam no Congresso

PLP 92/2007

O projeto regulamenta a criação de fundações sem fins lucrativos, integrantes da administração pública indireta, nas seguintes modalidades: a) com personalidade jurídica de direito público; b) com personalidade jurídica de direito privado.

PLP 248/1998

Disciplina a perda de cargo público por insuficiência de desempenho do servidor público estável da seguinte forma: 1) o servidor estável poderá ser demitido, com direito ao contraditório e a ampla defesa, se receber: a) dois conceitos sucessivos de desempenho insuficiente, ou b) três conceitos intercalados de desempenho insuficiente, computados nos últimos cinco anos; 2) a avaliação anual terá por finalidade aferir: a) cumprimento de normas de procedimentos e de conduta no desempenho das atribuições do cargo; b) produtividade no trabalho; c) assiduidade; d) pontualidade; e e) disciplina.

PEC 22/2007 

A proposta prevê que sejam aplicados aos servidores públicos aposentados os critérios de correção dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS). A PEC altera dois dispositivos com a finalidade de definir que o reajuste dos benefícios concedidos pelos regimes próprios terão os mesmos índices e serão na mesma época dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social.

Com informações do Sindsep-PE


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra