quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Auditores Fiscais do Trabalho pedem o julgamento dos acusados da Chacina de Unaí


Agência Brasil     -     28/01/2015




Os auditores fiscais do trabalho fizeram na manhã desta quarta-feira (28) uma manifestação em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), com faixas, camisetas, placas e gritos com pedidos de justiça, para lembrar os 11anos do assassinato de três fiscais e um motorista durante uma fiscalização no interior de Minas Gerais.  O episódio ficou conhecido como Chacina de Unaí. Até agora, apenas três dos nove indiciados foram julgados e condenados.

As viúvas das vítimas, o ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Manoel Dias e a presidenta do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Rosa Maria Campos Jorge, se reuniram com a ministra do STF, Cármen Lúcia. “Nós achamos que está demorado demais porque tem dois anos que eles impetraram o pedido de habeas corpus”, disse Rosa em referência ao recurso usado por Noberto Mânica, acusado de ser um dos mandantes do crime, e por José Alberto de Castro, de ser intermediário, para tentar transferir o julgamento da cidade de Belo Horizonte para Unaí.

Segundo o sindicato, o processo encontra-se parado no STF com o ministro Dias Toffoli que pediu vista. Na reunião, os participantes pediram celeridade no caso. “A ministra Cármen Lúcia nos recebeu. Ela vai, a partir de segunda-feira (02), tentar localizar o processo e na medida que ela puder, vai ajudar a agilizar o julgamento”, disse o ministro Dias.

Para o sindicato e parentes das vítimas, a transferência do julgamento pode significar a impunidade dos acusados, entre eles os irmãos Noberto e Antério Mânica. “Os mandantes são pessoas muito poderosas economicamente. Os maiores empregadores e compradores da região. Eles têm a população nas mãos. São esses que vão integrar o corpo de jurados. Certamente essas pessoas vão se sentir pressionadas a votar favorável aos réus”, afirma a presidenta do Sinait.

Helba Soares da Silva, viúva de Nelson José da Silva, um dos auditores morto no episódio, também acredita que a isenção do julgamento só será possível se o processo permanecer em Belo Horizonte. “A gente tá vendo a impunidade. A gente fica muito triste de todo ano, há 11 anos, estar vindo aqui ‘mendigar’ justiça. Pedir que a justiça seja feita e agora, mais essa, deles quererem levar o julgamento para Unaí. Se for para esta cidade posso dar a sentença agora. Ele tá livre”.

A Chacina de Unaí aconteceu em 2004 no dia 28 de janeiro. Para homenagear as vítimas, a data foi escolhida para ser alusiva ao Dia Nacional do Auditor Fiscal do Trabalho e também é dedicado a  Semana Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra