quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Procuradoria evita anulação de questão do concurso para auditor-fiscal da Receita Federal


AGU     -     26/02/2015




A Advocacia-Geral da União (AGU) evitou que fosse anulada questão da prova de concurso para auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil, realizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) em maio do ano passado (Edital nº 18/2014). Os advogados públicos demonstraram que as provas objetivas foram corrigidas de acordo com as regras do Edital e que os recursos foram devidamente apreciados pela banca.

O candidato que participou do concurso pedia anulação da questão 16 da prova de conhecimento específico. Ele alegou que o item não possuía relação com a matéria citada no edital, além de conter mais de uma resposta incorreta.

Em defesa da legalidade do concurso público, a Procuradoria-Seccional da União em Uruguaiana/RS (PSU/Uruguaiana) ressaltou que o suposto erro alegado pelo candidato deve ser atribuído, exclusivamente, ao seu equívoco na interpretação da questão. "Nesse caso, não se admite a interferência do Poder Judiciário, uma vez que a interpretação faz parte da avaliação a que submete o candidato", destacou a contestação da AGU.

Os advogados também defenderam que há o entendimento de que o Poder Judiciário não pode invadir a competência da banca examinadora para reanalisar critérios de correção e de elaboração de provas. Esclareceram, ainda, que a matéria cobrada na questão 16 estava prevista no edital e que não havia mais de uma alternativa incorreta.

A 2ª Vara Federal de Uruguaiana/RS concordou com a defesa da Advocacia-Geral e negou o pedido do autor. "A conveniência do autor em constar da lista de "aprovados excedentes" não é argumento juridicamente válido para amparar o acolhimento dos pedidos, mormente em se tratando de ação que ataca processo de concurso público que depende, isso sim, de aprovação nas provas e títulos".

A PSU/Uruguaiana é unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

Ref.: Processo nº 5002966-39.2014.404.7103 - 2ª Vara Federal de Uruguaiana/RS.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra