sábado, 4 de abril de 2015

Permissão para contratação direta de convênio com a GEAP é suspensa


BSPF     -     04/04/2015




O Supremo Tribunal Federal – STF, em janeiro de 2014, por decisão do ministro Ricardo Lewandowski, deu suspensão liminar de dispositivo que regulamenta a prestação de serviços de saúde pela GEAP – Autogestão em Saúde para servidores, aposentados e pensionistas da União.

A medida cautelar foi deferida pelo ministro na Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI nº 5.086, ajuizada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, que questionou decreto presidencial que permitia a contratação direta da GEAP sem licitação.

Em sua decisão, o ministro deferiu em parte o pedido da OAB para suspender a eficácia do art. 3º do Decreto Presidencial¹ de 7 de outubro de 2013, sem, contudo, atribuir à decisão efeito retroativo, como requeria a ADI.

Com isso, ficaram preservados os convênios celebrados, aos quais os respectivos servidores, empregados, aposentados e pensionistas já tenham aderido².

Conheça a entidade beneficiada pelo Decreto

A GEAP é uma entidade de autogestão em saúde sem fins lucrativos criada para atuar originalmente em apenas quatro órgãos públicos: os ministérios da Previdência e da Saúde, a Empresa de Tecnologia e Informação da Previdência Social – Dataprev e o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Não dá para olvidar que a GEAP possui um expressivo quantitativo de vidas acima dos 60 anos, a quem presta serviços na área de saúde, além da previdência complementar. Seus preços podem ser melhores que os praticados no mercado. Não se pode esquecer, contudo, que o Brasil é uma economia de mercado em que a  assistência à saúde é livre à iniciativa privada, nos termos do art. 199 da Constituição.

A GEAP, teve problemas financeiros, porém tem recebido forte apoio governamental e os dias de prejuízo são coisa do passado.

Em defesa da GEAP

Alguns defendiam o Decreto Presidencial em sua total aplicação, afirmando que os convênios de saúde da GEAP não têm fins lucrativos e a dispensa de licitação é justificada pela especificidade dos acordos. Nesse sentido, foi apresentado Projeto de Lei nº 5.265/2013, que dispensa os órgãos ou entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional de fazer licitação para a celebração de contrato ou convênio com entidades sem fins lucrativos que administram planos de saúde de autogestão.

Pela proposta, os órgãos poderão dispensar a licitação para contratar essas entidades para prestar serviços de assistência à saúde suplementar aos seus servidores, desde que o preço contratado seja compatível com o praticado no mercado.

Com a decisão liminar, o STF suspendeu a possibilidade de o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão celebrar convênios, na forma do inc. I do § 3º do art. 230 da Lei nº 8.112/1990, em nome da União, para a prestação de serviços de assistência à saúde pela GEAP – Autogestão em Saúde.

Nesta semana, foi apreciada pelo Tribunal de Contas da União – TCU representação de empresa contra novo convênio firmado após a decisão liminar do STF. Isso chamou a atenção do plenário da Corte, pois os órgãos da Administração Pública continuaram firmando convênios, ignorando completamente a decisão do STF suprema corte³.

1 Liminar suspende decreto relativo a convênios da GEAP. Portal STF.

2 Decreto de 7 de outubro de 2013. Diário Oficial da União, 8 out. 2013. Seção 1, p. 1.

3 TCU. Processo TC nº 009.817/2009-6. Acórdão nº 363/2015 – Plenário. Relator: Ministro Marcos Bemquerer.

Fonte: Canal Aberto Brasil


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra