segunda-feira, 27 de abril de 2015

Servidores relatam melhorias com sistema de compra direta de bilhetes aéreos


BSPF     -     27/04/2015




Planejamento promove capacitação de servidores sobre o tema

Cerca de 200 servidores públicos participam até amanhã (28) de capacitação sobre a aquisição direta de passagens aéreas no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). Desde fevereiro, a compra dos bilhetes é realizada diretamente com as companhias aéreas credenciadas pela Central de Compras e Contratações do governo federal. A formação acontece no auditório do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), em Brasília.

Edilson Silva de Oliveira, representante do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no curso, relata que seu setor começou a realizar a aquisição de forma direta há vinte dias. Segundo o servidor, o novo procedimento gerou agilidade e também economia do uso do papel, pois não é mais preciso imprimir as cotações realizadas pelas agências de viagens. “A gente precisava esperar a agência enviar a cotação e fazer a reserva para depois escolher os voos, agora já fazemos a cotação no próprio sistema, cadastramos os voos e fazemos a reserva”, relata.

O processo de aquisição direta de passagens aéreas foi implantado pela Instrução Normativa nº 3. A iniciativa pode representar economia significativa para a Administração Pública Federal.

Outra vantagem do procedimento é o pagamento feito de forma eletrônica, por intermédio de um cartão virtual utilizado especificamente para este fim. A medida visa facilitar o acompanhamento e evitar fraudes. Atualmente, 203 órgãos públicos já possuem o cartão de pagamento do governo federal disponibilizado pelo Banco do Brasil para realizar a compra. Destes, 51 já estão com o cartão cadastrado no SCDP para fazerem aquisições direta de bilhetes.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra