terça-feira, 21 de julho de 2015

Governo federal apresenta mudanças na proposta, mas funcionalismo mantém greve nacional a partir do dia 27 deste mês


Alessandra Horto e Hélio Almeida
O Dia     -     21/07/2015




O governo federal avançou na proposta apresentada em junho para os servidores federais, mas não impediu a aprovação da greve nacional por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, dia 27. A paralisação será deflagrada pela confederação do funcionalismo (Condsef), que reúne 80% da categoria.

Na reunião de ontem, o Ministério do Planejamento manteve o índice de aumento de 21,3% em quatro anos. A Condsef e as demais entidades sindicais defendem que o governo pode reduzir prazo para três anos. Entre os avanços em relação à proposta anterior está a adoção de uma cláusula de revisão para preservar o poder aquisitivo. “Se errarmos na previsão de inflação futura, estamos dispostos a sentar novamente à mesa e renegociar o acordo”, esclareceu o secretário de Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça.

Também foi proposto reajuste de 22,5% para o auxílio-alimentação e de 23% na contrapartida do governo para o plano de saúde. O auxílio-creche seria corrigido em 317%. O valor deste benefício está congelado desde 1995. Todos os novos valores seriam válidos a partir de janeiro de 2016.

O secretário-geral da Condsef, Sérgio Ronaldo, concordou que houve avanços, mas destacou que a greve só seria suspensa se o governo cedesse no prazo de pagamento do reajuste.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra