domingo, 26 de julho de 2015

Governo Federal expulsou mais de 5 mil funcionários


Jornal O Hoje     -     26/07/2015




o governo federal já expulsou 5.390 servidores públicos efetivos, ocupantes de cargos comissionados e aposentados desde 2003, dos quais 67% foram demitidos por atos relacionados à corrupção.

Só no primeiro semestre deste ano, foram 266 expulsões, sendo 81 apenas em junho pouco menos do que as 270 do mesmo período do ano passado (veja detalhes no quadro).

Apesar de a corrupção ser o principal problema, também há casos de abandono de cargo, ausência no trabalho, acumulação ilícita de cargos e participação em empresas.

Os dados foram consolidados em relatório da CGU (Controladoria- Geral da União), mas as corregedorias dos ministérios é que investigam e expulsam os funcionários.

Historicamente, o Ministério da Previdência Social é o líder nas expulsões, com 1.386 entre 2003 e 2015. Esse valor corresponde a 3,1% da média de servidores ativos da pasta.

Procurado para explicar as razões dessas demissões, o ministério não respondeu.

Números Desde 2003, o ano que mais teve expulsões foi 2014, com 548 servidores afastados.

A depender da infração cometida, o servidor expulso pode ficar até impedido de retornar ao serviço público, além de inelegível nos termos da Lei da Ficha Limpa, segundo a CGU.

(Folhapress)


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra