Agência Brasil
- 10/07/2015
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em
Seguridade Social (CNTSS), Sandro Cezar, afirmou hoje (10) que a greve dos
servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que entrou no quarto
dia, deve ser intensificada na próxima semana. A expectativa da entidade é que
na segunda-feira (13) os 26 estados e o Distrito Federal tenham aderido a
greve.
“Sabemos que o nível de greve é diferente e o movimento vai
crescendo. Temos adesão de 80% dos servidores e não concordamos com o balanço
do ministério, que diz que pouco mais de mil [servidores] estão parados”, disse
Sandro Cezar.
Pelos dados do último balanço do Ministério da Previdência
Social, divulgado na tarde de ontem (9), das 1.605 agências do país, há 212
totalmente paradas e 322 com atendimento parcial. Os dados divulgados não
incluem o estado de São Paulo em razão de feriado local.
Pelo balanço do ministério, a greve não afetou os estados do
Acre, de Alagoas, do Amazonas, Espírito Santo, de Rondônia, Roraima e do
Tocantins. Os dados divulgados pelo governo mostram que 1.745 servidores
registraram falta por motivo de greve, o que corresponde a 5,3% dos
trabalhadores do INSS. Nova atualização deve ser divulgada no fim da tarde
desta sexta-feira.
O presidente da CNTSS disse que os servidores do INSS
reivindicam reajuste salarial de 27 % – percentual maior que os 21% oferecidos
pelo governo aos servidores federais –, além de incorporação da gratificação de
desempenho de atividade no salário e concurso público para ampliar o quadro de
pessoal. “A greve permanece até serem atendidas as reivindicações. A ideia é
que, quando terminar o movimento, os servidores se esforcem para repor o serviço
que deixou de ser feito.”
O ministério e o INSS informaram que têm baseado sua relação
com os servidores no respeito e no diálogo e mantém as portas abertas as suas
entidades representativas para a construção de uma solução que contemple os
interesses de todos.
Quem não for atendido em um posto por causa da greve do
INSS, terá sua data remarcada. O reagendamento será feito pela própria agência.
O segurado poderá confirmar a nova data pelo número de atendimento 135, no dia
seguinte em que seria atendido. O instituto informou que vai considerar a data
originalmente agendada como o dia de entrada do requerimento, para evitar
prejuízo financeiro nos benefícios do segurado.