Agência Brasil
- 09/07/2015
A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro
Social (INSS), iniciada nesta terça-feira (7) paralisa totalmente 213 agências
e parcialmente 292, de um total de 1.605 unidades no país, segundo balanço
divulgado no início da noite de hoje (8) pelo Ministério da Previdência Social.
No total, 1.858 servidores aderiram à greve, o que equivale a 5,72% de todo
o pessoal do Instituto, de acordo com os
dados do ministério.
Segundo o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social,
Sandro César, funcionários de 19 estados aderiram à paralisação. “Até o próximo
dia 10, todos os estados estarão em greve”, afirmou. Para ele, o número de
servidores em greve é maior. “Pelos contatos que fazemos com os sindicatos em
todo o país, 80% da categoria estão paralisados nos estados que aderiram ao movimento".
Os grevistas reivindicam reajuste salarial de 27,5% e melhores condições de
trabalho. A questão está sendo negociada com o Ministério do Planejamento.
Também nesta terça-feira (7), representantes das entidades dos servidores do
Poder Executivo se reuniram com a pasta e rejeitaram o índice de 21,3%, que
seria pago em parcelas até 2019. Uma nova reunião deverá ocorrer até o final
deste mês. Em nota, o ministério ressaltou “que o governo procura acelerar as
negociações para evitar greves no serviço público”.
Além dos trabalhadores do INSS, estão em greve os
professores universitários, os trabalhadores técnico-administrativos das
instituições federais de ensino, os servidores do Judiciário Federal e do
Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
Segundo o Ministério da Previdência Social, os segurados com
agendamento nas agências da instituição que não forem atendidos devido à greve
terão a data remarcada. O reagendamento será feito pela própria agência e o
segurado poderá confirmar a nova data ligando para a Central 135 no dia seguinte
à data originalmente marcada para o atendimento.
O ministério diz que mantém "as portas abertas às suas
entidades representativas, para a construção de uma solução que contemple os
interesses de todos", e que tem baseado sua relação com os servidores no
respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no
reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária.