sábado, 25 de julho de 2015

Greve dos servidores do INSS completa três semanas


Agência Brasil     -     25/07/2015




A greve nacional dos servidores do INSS chega ao fim da terceira semana sem previsão para acabar. De acordo com o Ministério da Previdência Social, 12,73% dos trabalhadores do INSS cruzaram os braços. Já a federação que representa a categoria (Fenasps), divulga que a adesão é de 80% em todo o país. A federação informou que a greve atinge todos os estados.

No Distrito Federal, o sindicato estima a adesão em 88%. O encarregado de obra João Lopes da Silva mora na cidade de Valparaíso, em Goiás. A agência do INSS no município fechou. João havia solicitado uma perícia médica por telefone para a tarde de hoje em uma agência da Asa Sul. Ele percorreu mais de 40 quilômetros de ônibus, mas não conseguiu ser atendido.

Os seguranças da agência entregaram a João um documento marcando o atendimento dele para daqui a quase dois meses, no dia 18 de setembro. O INSS vai considerar a data da primeira marcação para conceder os benefícios. Assim, nenhum segurado deve ter prejuízo. A nova marcação deve se feita na própria agência. Para confirmar a nova data, basta o segurado ligar para 135.

A assistente administrativa Diana Drumond procurou a agência da Previdência Social para dar entrada na aposentadoria. Ela já sabia da greve, mas, como hoje era o último dia para entregar os documentos, Diana decidiu tentar.

O comando de greve informou que na semana que vem haverá audiência com a categoria no Ministério da Saúde. Os ministérios do Planejamento e da Previdência também foram convidados.

Os servidores públicos federais reivindicam reajuste salarial de 27% para este ano. O percentual corresponde às perdas com a inflação. O governo federal ofereceu 21%, parcelados de 2016 a 2019.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra