terça-feira, 14 de julho de 2015

Planalto busca alternativas para reajuste


A Gazeta      -     14/07/2015




O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou ontem que o reajuste entre 53% e 78% para servidores do Judiciário, aprovado no Congresso no fim do mês passado, é incompatível com a situação fiscal do país. "A presidente já se manifestou sobre isso. Da forma que está colocado, o reajuste não é compatível com a estabilidade fiscal", disse. Segundo Barbosa, o governo já vinha trabalhando com negociações para chegar a um acordo que gerasse menor impacto ao orçamento, como reajustes plurianuais. "Estamos conversando com o Judiciário para definir cenários alternativos, 16%, 17%, 18%, 19%.

O Judiciário precisa construir proposta que seja compatível com o ajuste e que seja justo socialmente. Não é adequado propor 70%", acrescentou o ministro do Planejamento. Juntamente às negociações com o Judiciário, o governo prepara uma proposta para o reajuste dos servidores do Executivo. "Estamos seguindo um cronograma para enviara o Congresso uma proposta de reajuste para o Executivo até o fim de agosto."

Durante viagem à Itália, no último fim de semana, Dilma comentou a inviabilidade para a concessão desse reajuste. "Estamos avaliando, porque é impossível o Brasil sustentar um reajuste daquelas proporções", afirmou a presidente na ocasião. Na terça-feira passada, a presidente Dilma Rousseff, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tiveram um encontro num hotel fora do Brasil e fora das agendas oficiais dos três. Foi na escalado voo da presidente em Portugal.

ENCONTRO

Conforme reportagem do G1, eles falaram sobre o reajuste no salário dos servidores do judiciário aprovado pelo Congresso. Informação negada tanto pelo ministro da Justiça quanto pelo presidente do Supremo. Lewandowski teria pedido para que a presidente não vetasse o reajuste. A oposição disse que esses encontros são estranhos. E pede que Cardozo dê esclarecimentos quando for à CPI da Petrobras, falar sobre as investigações da Lava Jato.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra