terça-feira, 4 de agosto de 2015

AGU evita pagamento de indenização a candidato que não efetivou inscrição em concurso


BSPF     -     04/08/2015




A Advocacia-Geral da União (AGU) evitou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento fosse condenado a pagar R$ 20 mil de indenização por danos morais a um candidato que não conseguiu efetivar inscrição em concurso público do órgão. Os advogados públicos comprovaram que a União não poderia ser responsabilizada por erro ocorrido durante o pagamento da taxa de inscrição no certame, realizado em maio de 2014 para preenchimento de cargos de agente de inspeção sanitária.

O autor da ação alegou que seu nome não constava na lista de candidatos no dia da prova e que ele foi impedido de realizá-la, apesar de ter pago a inscrição e ter recebido da banca organizadora do concurso, a Consuplan, confirmação de que estava cadastrado para participar da seleção.

Contudo, a Procuradoria da União no Sergipe (PU/SE) argumentou que, conforme informações fornecidas pela banca organizadora, houve uma divergência entre o código de barras do boleto pago pelo autor da ação e a registrada pelo banco, o que impossibilitou a efetivação da inscrição. Apesar disso, a Consuplan, contatada pelo candidato na véspera da prova, confirmou que ele poderia participar da seleção na condição de candidato sub-judice, de maneira que possivelmente o autor da ação não havia feito o concurso porque simplesmente optou por não comparecer ao local de realização da prova.

A 5ª Vara dos Juizados Especiais Federais de Sergipe entendeu ser indevida o pagamento de indenização por parte do ministério, uma vez que o edital do concurso deixava claro que o correto pagamento da taxa de inscrição era de inteira responsabilidade dos candidatos. O documento ainda alertava para a necessidade de os postulantes ao cargo público verificarem se a inscrição havia sido efetivamente realizada antes de fazer a prova.

A PU/SE é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

Ref.: Processo nº 0501579-33-2015.4.05.8500S - 5ª Vara dos Juizados Especiais Federais do Sergipe.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AGU


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra