quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Funcionalismo: negociações específicas das carreiras não avançam


BSPF     -     13/08/2015




As reuniões marcadas pelo governo para discutir as pautas setoriais com a Condsef não passam de engodo para cumprir tabela. Em todas elas, os representantes do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) não trazem propostas acerca das pautas específicas e alegam que não há possibilidade de discutir demandas setoriais sem que os servidores federais aceitem o índice de 21,3%, divididos em quatro parcelas, proposta essa já rejeitada pela categoria.

Essa cantilena se deu nas reuniões para tratar das pautas dos administrativos da AGU e dos servidores reintegrados - que aconteceram sexta passada – e se repetiu terça, dia 11, quando das negociações específicas das carreiras PEC/FAZ, PGPE/PCCTM e dos servidores do Incra. Além de insistir no reajuste parcelado, o governo marcou outras reuniões entre os dias 17 e 21 de agosto para voltar a discutir as pautas específicas.

A inclusão dos civis ligados ao Ministério da Defesa regidos pelo PGPE na carreira de Tecnologia Militar (PCCTM) é uma luta antiga da Condsef e dos sindicatos. Até porque essa diferença entre os do PGPE e do PCCTM representa um equívoco do governo, que enquadrou alguns servidores na carreira de Tecnologia Militar e deixou outros de fora recebendo salários bem menores. Em muitos casos, inclusive, há servidores exercendo a mesma função, sendo que um é o PCCTM e outro do PGPE.

Na reunião para tratar da carreira PEC/FAZ, a Condsef questionou o motivo de ainda não ter sido feita a aglutinação de cargos, já que não representa impacto para o Executivo. Sem resposta, o governo ficou de avaliar e insistiu na desculpa de que não fará, nesse momento, nenhuma reestruturação que envolva impacto orçamentário.

Na mesa setorial do Incra, o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, ratificou a dificuldade de atender as demandas específicas e disse que a única proposta que existe é a que já foi rejeitada pelos servidores: 21,3% divididos nos anos 2016, 2017, 2018 e 2019

Fonte: Sindsep-PE


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra