sábado, 8 de agosto de 2015

Professores da UFRJ fazem campanha para pedir posicionamento do MEC


Agência Brasil     -     08/08/2015




Professores em greve da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fizeram hoje (8) um piquenique na Quinta da Boa Vista, na zona norte, como parte da campanha #dialogaJanine, iniciada nesta semana para que o ministro da Educação, Renato Janine, reúna-se com os trabalhadores e estudantes das instituições federais de ensino superior. O encontro foi em frente ao Museu Nacional da UFRJ, com distribuição de material como panfletos informativos, marcadores de livros e máscaras.

“O Museu Nacional é uma das unidades da UFRJ que também não conseguiu começar o ano letivo e está sofrendo com os cortes da pós-graduação, já que é um dos principais cursos de pós do país”, explicou o presidente da Associação dos Docentes da UFRJ, Cláudio Rezende Ribeiro. “O programa de pós-graduação do museu, que deveria receber R$ 500 mil este ano, ainda não recebeu os R$ 100 mil que foi dito que receberia, representando 20% do previsto”.

Em greve há dois meses, os docentes da UFRJ também criaram uma página com a cronologia da evolução dos cortes feitos pelo governo na área da educação. Ribeiro disse que a página oferece material de pesquisa para que a população entenda os motivos da greve.

Ele lamentou que o ministro tenha ido ao Rio na sexta-feira (7) para uma visita à Fundação Roberto Marinho, sem dialogar com os grevistas. Segundo o professor, até o momento, os encontros foram com secretários do Ministério da Educação (MEC).

O Ministério da Educação respondeu, em nota, que está aberto ao diálogo e que desde o início da greve as entidades sempre foram recebidas e continuarão sendo. A nota destaca que “o diálogo tem sido feito pelo MEC”.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra