quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Senado aprova reajuste de 41% para Ministério Público Federal


Jornal do Senado     -     26/08/2015




Senado acatou substitutivo de Raupp determinando aumento de 41% para os servidores e o texto agora vai para nova análise dos deputados, que haviam previsto 56%

O Senado aprovou reajuste de 41% para os servidores do Ministério Público Federal, distribuído em oito parcelas, a ser pago ao longo de quatro anos. O texto aprovado foi o substitutivo de Valdir Raupp (PMDB-RO) ao PLC 41/2015, que previa inicialmente um aumento de 56%. O projeto será enviado de volta à Câmara dos Deputados, por causa das modificações. O substitutivo de Raupp é baseado em acordo entre o Poder Executivo e o Ministério Público da União (MPU), que negociaram uma nova proposta de reajuste salarial ao levar em conta o aspecto orçamentário.

 Ficou acertado que haveria redução do reajuste do vencimento básico nos cargos efetivos proposto no projeto original, alteração do percentual correspondente à gratificação de atividade do MPU (o Ministério Público Federal é um dos órgãos que compõem o MPU) de 90% para 140% e o aumento de seis para oito parcelas na implementação dos novos valores. A diferença entre o novo vencimento e o anterior será paga em parcelas sucessivas, não cumulativas, distribuídas nas várias faixas dos servidores. O aumento incidente sobre a remuneração do ano anterior se dará da seguinte forma: 9,28% em 2016; 9,27% em 2017; 8,81% em 2018; e 8,40% em 2019.

 Defasagem

Raupp afirmou em Plenário que a proposta faz justiça aos servidores, ao recompor a remuneração que se encontra defasada em relação a carreiras equivalentes dos Poderes Executivo e Legislativo. A situação, disse, tem provocado a rotatividade de servidores, com significativo prejuízo à atividade do MPU. — É o que foi possível conceder neste momento a essas categorias. Não podemos aprovar aumentos salariais que poderão comprometer o Orçamento da União — disse. Blairo Maggi (PR-MT) ressaltou que o acordo pode servir como indicativo para o governo negociar também com outras categorias que reivindicam reajuste.

José Pimentel (PT-CE) considerou o substitutivo uma “grande solução” para a categoria. Vanessa Grazziotin disse que “é melhor garantir 41% de aumento do que nada”, ao se referir à possibilidade de veto. Humberto Costa (PT-PE) ressaltou que a proposição foi fruto de entendimento. O líder do governo, Delcídio do Amaral (PT-MS), disse que o substitutivo é compatível com as finanças públicas e que o tema foi bastante discutido pelo Ministério do Planejamento com a Procuradoria -Geral da República.

 Críticas

Vários senadores da oposição criticaram o acordo. Segundo eles, faltou a participação dos sindicatos e o conhecimento prévio do substitutivo pelos senadores. — Nem tivemos oportunidade de avaliar a alteração. Deveríamos ter apreciado o relatório da Câmara. Poderíamos ter prolongado esses quatro anos e mantido o reajuste de 56% — defendeu Ronaldo Caiado (DEM-GO). José Medeiros (PPS-MT) classificou a negociação como um “acordo de cúpula” e criticou a desvalorização dos servidores nas proposições legislativas.

 — Esse acordo não foi amplamente aceito, não é realidade. Quando se vota reajuste, já se fala que é pauta-bomba. O servidor está sendo demonizado — afirmou. Raupp explicou que a proposta obteve a aprovação do Conselho de Assessoramento Superior do MPU e reiterou que precisou considerar o contexto econômico do país.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra