sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Sindicato orienta auditores fiscais a entregarem cargos comissionados


Agência Brasil     -     07/08/2015




Os auditores fiscais da Receita Federal preparam mobilização para esta terça-feira no Congresso Nacional quando o Plenário da Câmara dos Deputados deverá analisar a inclusão da categoria entre aquelas com direito à remuneração de 90,25% do valor recebido pelos Ministros do Supremo Tribunal Federal.

Se a proposta apresentada em destaque à emenda constitucional 443 for aprovada, o salário dos auditores fiscais subirá para cerca de 30 mil e quinhentos reais, superior ao valor de 38 salários-mínimos.

Para aumentar a pressão, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal orientou os auditores que ocupam cargos de chefia a entregá-los porque o Plenário da Câmara rejeitou na última semana outro destaque que também beneficiava os auditores.

Conforme o sindicato, há uma lista pronta com mil nomes de auditores que vão abrir mão de cargos comissionados.

O presidente do Sindicato dos Auditores, Cláudio Damasceno, afirma que o trabalho da categoria é relacionado ao dos Procuradores da Fazenda Nacional que foram beneficiados com a aprovação da emenda nº 443.

Além de ir ao Congresso para convencer parlamentares, os auditores já estiveram com os ministros do Planejamento e da Fazenda e com o secretário da Receita Federal.

O Ministério da Fazenda divulgou nota oficial reconhecendo a importância do trabalho dos auditores fiscais. Segundo o ministério, de cada 10 reais arrecadados de impostos em todo o Brasil 6 reais e 60 centavos são obtidos pela Receita Federal onde trabalham os auditores.

Apesar de reconhecer a importância, o governo é contrário à vinculação dos valores da remuneração entre auditores e outras categorias com os salários do Supremo.

Nas contas do Ministério do Planejamento, o ajuste previsto na emenda 443 vai impactar em mais de 2 bilhões e 400 milhões de reais as contas da União e dos estados, a partir de 2018.

O governo teme que a extensão do aumento a outras oito categorias, como a dos auditores fiscais gere impacto de quase 10 bilhões de reais ao ano.

Recentemente a presidenta Dilma Rousseff rejeitou o aumento dos servidores do Judiciário, por causa da previsão de impacto de 26 bilhões de reais nas contas públicas em quatro anos.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra