sexta-feira, 7 de agosto de 2015

STJ decide hoje sobre atendimento do INSS durante a greve


Agência Brasil     -     07/08/2015




A greve nacional dos servidores do INSS completa um mês e pode sofrer uma reviravolta nesta sexta-feira (7). O Superior Tribunal de Justiça vai decidir se aceita o pedido da Advocacia-Geral da União para que pelo menos 70% dos servidores do INSS compareçam ao trabalho.

No caso específico dos trabalhadores das áreas de decisões judiciais e medidas de urgência, o efetivo mínimo seria de 87%. Na petição, o governo federal quer ainda que o STJ estabeleça multa diária de R$ 500 mil. Quem pagaria, neste caso, seria a Fenasps, federação que representa os servidores do INSS.

Em nota, o comando de greve afirmou que somente serviços inadiáveis são considerados essenciais, e questionou se existe necessidade de atender às demandas judiciais, já que os trabalhadores do Poder Judiciário estão em greve desde abril. O comando de greve informou, ainda, que estão em andamento as negociações da categoria com o Ministério do Planejamento.

O governo federal estima que 73% das agências da Previdência Social foram afetadas pela greve. Já a Fenasps acredita que 85% dos serviços do INSS estão parados.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra