quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Ministros do STF divergem sobre desconto em salários de servidores grevistas


BSPF     -     03/09/2015




O Supremo Tribunal Federal ainda não decidiu se é constitucional o desconto dos dias parados nos salários dos funcionários públicos em greve.

O direito de greve dos servidores está previsto na Constituição de 1988, mas em 27 anos não foi aprovada  nenhuma lei regulamentando as paralisações no setor público.

O relator do recurso extraordinário que trata do desconto, ministro Dias Tóffoli, declarou voto favorável ao desconto, como acontece nos casos dos empregados com carteira assinada do setor privado.

Para Tóffoli, a greve só não pode implicar em desconto quando os servidores estiverem com salários em atraso. O ministro lembra que os sindicatos podem fazer fundos de greve para a manutenção de servidores durante eventuais paralisações.

O ministro Edson Fachin, o segundo a votar o recurso, discordou do relator e considerou que a greve é o principal instrumento de reivindicações do servidor público frente ao Estado e que a paralisação não pode representar opção de não recebimento de salário.

O julgamento foi interrompido por pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso. A decisão do STF é acompanha de perto por categorias como os funcionários públicos das universidades federais e os servidores do judiciário, categorias em greve há mais de dois meses.

Fonte: EBC


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra