sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Trabalho aprova prazo para governo pagar dívidas salariais


Agência Câmara Notícias     -     04/09/2015




A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (2) o Projeto de Lei Complementar 285/13, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que o obriga o governo federal a quitar os restos a pagar referentes a dívidas de natureza alimentícia (salários, vencimentos, proventos, pensões) já no exercício subsequente ao da inscrição em dívida ativa, independentemente do valor.

Os restos a pagar são despesas reconhecidas, ou seja, empenhadas, mas que não foram pagas até o dia 31 de dezembro. Ficam como pendência para o ano posterior.

O projeto determina ainda que restos a pagar ainda não liquidados e que tenham sido inscritos em anos anteriores ao da publicação da nova lei, também independentemente de valor, serão pagos em 180 dias.

Para a relatora, deputada Gorete Pereira (PR-CE), a proposta retira da administração o poder de decidir quando vai pagar a dívida, dando segurança ao credor sobre o pagamento. “A proposta adota regras claras e objetivas para o pagamento desses restos a pagar de débitos de natureza alimentícia, geralmente decorrentes de diferenças salariais devidas a servidores públicos”, afirmou.

Tramitação

A proposta ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser votada pelo Plenário.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra