sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Licença médica: procuradoria confirma necessidade de atestado particular ser validado


BSPF     -     13/11/2015




A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou, na Justiça, que licença de servidor para tratamento de saúde baseada em atestado de médico particular só é válida quando é ratificada por inspeção médica oficial feita pela administração pública.               

Um funcionário público acionou a Justiça para ter o direito à licença reconhecido sem ter passado por inspeção médica oficial, mas o pedido foi negado. O autor da ação recorreu da sentença então, alegando que durante a tramitação do processo havia sido realizada nova perícia por médicos oficiais da União e que, consequentemente, os atestados médicos particulares haviam sido homologados.              

Contudo, a Procuradoria-Regional da União da 3ª Região (PRU3), unidade da AGU que atuou no caso, demonstrou que a Lei nº 8.112/90 (Estatuto dos Servidores) não permite aceitar atestado médico particular para efeitos de licença de saúde quando o servidor público está lotado em região em que há médicos da União.             

A AGU comprovou, ainda, que as supostas homologações já haviam sido anuladas pela própria administração pública, em cumprimento à lei e no exercício do poder de anular seus próprios atos, conforme previsto na Súmula 473 do Supremo Tribunal Federal (STF). 

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) acolheu os argumentos da AGU e considerou improcedente o pedido do servidor. A decisão observou que o autor deixou de comparecer a três perícias médicas agendadas pela administração pública para verificar a necessidade de licença, uma delas marcada para local bem próximo à residência do funcionário público.              

A PRU3 é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.             

Ref.: Agravo Legal em Apelação Cível nº 2007.61.00.027058-8/SP

Fonte: AGU

       
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra