quarta-feira, 11 de novembro de 2015

PEC sobre cargos comissionados tem 1ª discussão em Plenário


Jornal do Senado     -     11/11/2015




A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110/2015, que reduz a quantidade de cargos em comissão — de livre nomeação pelo gestor público — nos governos federal, estaduais e municipais e exige processo seletivo público para seu preenchimento, passou ontem pela primeira sessão de discussão no Plenário. A proposta, de Aécio Neves (PSDB-MG), que altera o artigo 37 da Constituição, integra a Agenda Brasil e recebeu substitutivo do relator, Alvaro Dias (PSDB-PR), com alguns ajustes no texto original. 

Foram agregadas duas emendas de Antonio Anastasia (PSDB-MG), que incluiu a “meritocracia” entre os princípios constitucionais que devem guiar a administração pública e abriu a possibilidade para estados e municípios manterem em sua estrutura, respectivamente, 20% e 30% de cargos em comissão, que deverão incidir sobre os cargos efetivos de cada órgão. A outra emenda inseriu a “presteza do atendimento” entre os quesitos a serem observados na avaliação de desempenho do servidor.

Condicionou ainda o pagamento de adicional ou prêmio de produtividade ao servidor à previsão orçamentária e disponibilidade financeira. A PEC tem que passar por mais quatro sessões de discussão antes de ser votada em primeiro turno. São necessários 49 votos para a aprovação. Se aprovada, serão realizadas mais três sessões de discussão antes do segundo turno. Para que a Constituição seja alterada, a proposta tem que ser aprovada pela Câmara.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra