sexta-feira, 10 de junho de 2016

Governo anuncia redução de 4.307 cargos e funções


BSPF     -     10/06/2016




10.462 cargos comissionados serão transformados em funções exclusivas para servidores
O governo editará um decreto que recolhe ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão 4.307 cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS), funções e gratificações de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. “O objetivo das medidas é melhorar a organização e redefinir a estrutura do Executivo, reforçando a profissionalização na gestão pública”, observou o ministro interino da pasta, Dyogo Oliveira.

Os cargos e funções deverão ser suprimidos das estruturas de ministérios e instituições vinculadas, em um prazo de até 30 dias, com as estruturas internas reformuladas. A medida reforça o objetivo do governo de racionalizar a atual estrutura do Poder Executivo e orientá-la para prestação de serviços à população com eficiência. O recolhimento será feito da seguinte forma:

Cargos, Funções e Gratificações              Quantidade

Grupo DAS (já recolhidos)                                 881

Grupo DAS (a serem recolhidos)                    2.503

Funções Gratificadas (FG)                                 823

Gratificações (GAEG)                                        100

TOTAL GERAL                                               4.307

Transformação de 10.462 cargos comissionados

O governo irá ainda transformar, por meio de Medida Provisória, 10.462 cargos do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores (DAS) de livre provimento, que podem ser ocupadas por pessoas sem concurso público, em Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE), exclusiva de servidores concursados.

O principal impacto da medida está no fato de que será reduzido no governo o espaço para ocupação de cargos sem vínculo, em esforço para promover a meritocracia no serviço público, conforme anunciado pelo presidente em exercício Michel Temer.

A medida tem por objetivo aprofundar o processo de profissionalização administrativa nos quadros do governo, tendo em vista que as funções deverão ser ocupadas por servidores qualificados a exercer as atividades de direção e assessoramento em alto nível. Nesse sentido, os órgãos da administração pública deverão prever ações voltadas à capacitação dos servidores, em conjunto com as escolas de governo da administração pública para ocupação das funções.

Fonte: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra