terça-feira, 14 de junho de 2016

Servidores fazem paralisação contra transformação da CGU em ministério


Agência Brasil     -     14/06/2016




Servidores da extinta Controladoria-Geral da União fazem paralisação de 48 horas contra a medida provisória que transformou o órgão em Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle. O texto, que está tramitando no Congresso Nacional, também retira a vinculação da pasta à Presidência da República.

A categoria fez atos nesta terça-feira (14) em frente à sede do órgão, em Brasília, e nas regionais nos estados. Segundo o diretor do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle, Felipe Leão, a mudança faz a extinta CGU perder força e também pode dificultar a fiscalização sobre o uso do dinheiro público e o combate à corrupção.

Mas o governo do presidente interino, Michel Temer, já informou que a medida serve para dar visibilidade a esse órgão que já ganhou a confiança da sociedade.

Entramos em contato com a assessoria do Ministério para se pronunciar sobre a manifestação, mas até o fechamento desta reportagem não havia um posicionamento oficial.

A categoria também estuda divulgar uma carta aberta contra o discurso do ministro, Torquato Jardim, assim que assumiu o cargo. Em videoconferência com os chefes das regionais do órgão, ele falou em compatibilidade ideológica, política e filosófica dos profissionais com o governo Temer.

A afirmação cansou indignação nos servidores. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Transparência, o ministro não quis se pronunciar sobre o caso.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra