domingo, 13 de novembro de 2016

Receita teme sofrer aparelhamento político


BSPF     -     13/11/2016




A tentativa do Congresso de emparedar o Ministério Público e juízes, denunciada por investigadores da Lava Jato, também atinge a Receita Federal. Responsável por encontrar o caminho do dinheiro, a área de inteligência do órgão foi quem descobriu, por exemplo, pagamento de empreiteiras à consultoria de José Dirceu. Auditores dizem que um projeto põe em risco a autonomia do órgão ao garantir a analistas as mesmas prerrogativas dadas a eles. Para eles, isso cria o risco de abrir a Receita para indicações políticas e enfraquecer investigações.

O Projeto de Lei 5864/2016 já foi aprovado por uma comissão especial da Câmara, mas a votação ainda não está concluída. O texto original é do governo, porém foi alterado pelos deputados que apresentaram 347 emendas.

Em protesto, 57 delegados da Receita Federal já entregaram o cargo. O secretário da Receita, Jorge Rachid, procurou líderes partidários para demonstrar preocupação com o novo texto. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra