sábado, 12 de novembro de 2016

Servidor técnico de faculdade quer ser valorizado


BSPF     -     12/11/2016




Funcionários administrativos das universidades se dizem esquecidos Entidades brasileiras e estrangeiras afirmaram que, para que ensino superior seja democrático, técnicos também precisam ser ouvidos

Representantes de universidades do Brasil e de outros países da América Latina afirmaram ontem numa audiência pública no Senado que os funcionários técnico-administrativos das instituições de ensino superior ainda não recebem o devido valor. — Muitas vezes o técnico que trabalha nas universidades tem um papel invisível. O foco está sempre nos professores e nos alunos — afirmou a coordenadora-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), Leia Oliveira. Leia falou na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), que promoveu um debate sobre o papel dos trabalhadores da educação na construção de uma universidade mais democrática na América Latina.

A audiência pública foi uma sugestão da Fasubra. — A universidade ainda precisa caminhar muito para ser considerada, de fato, democrática — acrescentou ela. A coordenadora-geral da Fasubra sugeriu a criação de uma federação internacional de técnicos-administrativos das universidades da América Latina e do Caribe. O secretário-adjunto da Associação dos Funcionários não Docentes da Universidade de Buenos Aires, Marcelo Di Stefano, afirmou que a criação de uma grande federação latina é um sonho para toda a categoria dos trabalhadores das universidades. Ele pediu a união dos povos latinos por uma educação de qualidade na região e disse que a educação exige um debate mais inclusivo, com a participação mais efetiva dos trabalhadores: — A educação é um assunto muito importante para ficar na mão de poucos ou só na mão de políticos.

 Teto de gastos públicos

Para a secretária da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Universitários da Nicarágua, Mercedes Sánchez, o investimento em educação pode garantir uma democracia mais efetiva. Ela ainda pediu mais união dos trabalhadores da educação: — Desunidos, não somos nada. Unidos, somos tudo. O secretário-geral da Agremiação Federal dos Funcionários da Universidade da República do Uruguai, Daniel Oliveira, chamou o impeachment da ex-presidente Dilma de “farsa” e criticou a PEC do Teto dos Gastos (PEC 55/2016). Para ele, a medida pode reduzir recursos para a educação e comprometer as gerações futuras do Brasil.

Oliveira ainda cobrou uma “voz mais ativa” dos trabalhadores dentro das universidades e mais investimentos na educação pública. — Com universidades mais fortes, teremos países mais livres — declarou. Representantes da República Dominicana, do Equador e da Bolívia também participaram do debate. O presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), agradeceu a participação dos representantes dos “países amigos” e lembrou que a busca da integração cultural e política do Brasil com a América Latina está prevista na Constituição de 1988. Paim também elogiou os estudantes brasileiros, que estão “ocupando mais de 1,2 mil escolas e universidades” em defesa da educação. Ele ainda afirmou que justiça social e democracia são valores que caminham juntos e lamentou “políticas restritivas” do governo.

Fonte: Jornal do Senado


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra