BSPF - 23/03/2017
Novo modelo de transporte atenderá quem precisa se deslocar
em serviço, inclusive nos finais de semana e feriados
A partir de hoje (23), o Ministério do Planejamento,
Desenvolvimento e Gestão (MP) passa a utilizar o TáxiGov, um novo modelo de
transporte de servidores e colaboradores em exercício em Brasília (DF). O
sistema funciona por meio de agenciamento de táxis e as corridas são
solicitadas via aplicativo mobile (celular) e web (computador), além de uma
Central de Atendimento por telefone (3003-0727).
A ferramenta irá atender os cerca de 2 mil servidores e
colaboradores do Ministério do Planejamento, em exercício no Distrito Federal,
que precisem se deslocar em função de atividades administrativas. Para melhor
avaliação e monitoramento contínuo, os usuários darão suas opiniões sobre a
qualidade do serviço na própria ferramenta (aplicativo ou web), após a
realização das corridas.
Os táxis habilitados estarão disponíveis 24 horas por dia,
inclusive aos sábados, domingos e feriados – havendo possibilidade de
agendamento de data e horário. O taxista terá até 15 minutos para comparecer ao
local aonde foi chamado e aguardará o usuário por até 10 minutos.
A nova solução permitirá, também, que os usuários acompanhem
o deslocamento do veículo, desde a solicitação até a finalização da viagem, e
receba por e-mail confirmação e informações sobre a corrida. O aplicativo pode
ser baixado no Google Play, Apple Store e Windows Store.
ECONOMIA
O TáxiGov busca melhorar a eficiência do gasto público,
reduzindo em aproximadamente 60% as despesas relacionadas ao transporte
administrativo (economia estimada de R$ 20 milhões por ano) e maior controle e
transparência do serviço. O modelo tem por objetivo substituir carros próprios
e locados e a estimativa é que, até o início de 2018, todos os ministérios
localizados no Distrito Federal estejam utilizando o serviço.
O secretário de Gestão do MP, Gleisson Rubin, destacou a importância
da ferramenta para o gestor, que pode fazer o controle de várias etapas.
"O novo modelo oferece aos gestores públicos acompanhamento em tempo real
dos deslocamentos, além da possibilidade de consulta àqueles já realizados,
verificando horários de solicitação, saída e chegada, entre outras informações.
Todos os dados ficam armazenados no sistema e podem ser consultados a qualquer
momento para controle e verificação", disse.
Além do MP, a iniciativa foi implantada em outros dois
órgãos federais neste mês: Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério da
Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em abril, inicia-se o
serviço no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A partir
da implantação do TáxiGov em cada órgão, o Planejamento ficará responsável pela
gestão do serviço.
DIRETRIZES
Em fevereiro, o MP publicou a Instrução Normativa nº 2/2017,
que estabelece diretrizes e procedimentos para o Táxigov. A norma regulamenta
atribuições e responsabilidades dos usuários e órgãos, além de definir os
instrumentos de adesão e descentralização de créditos orçamentários e recursos
financeiros. Aborda, ainda, regras de custeio, limite de despesa, instruções
relacionadas à solicitação, execução e confirmação do serviço.
Para a utilização do TáxiGov os órgãos deverão firmar Termo
de Adesão (TA) e Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Ministério do
Planejamento, responsável por firmar os contratos com o fornecedor. As
autarquias e fundações também poderão utilizar o serviço a partir da adesão à
Ata de Registro de Preços nº 02/2016.
Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão