sexta-feira, 21 de abril de 2017

A licença-prêmio e a lei dos super salários para servidores


BSPF     -     21/04/2017




Repousa silenciosamente na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 6.726/2016 que regulamenta o limite remuneratório de servidores públicos municipais, estaduais e federais. Oriundo do Senado Federal, a proposta trata de uma nobre missão. No entanto, pela importância e delicadeza nas relações travadas entre Estado e servidor/agente/membro, o debate deveria ser ampliado, até para que o mesmo seja, de fato, fruto da vontade popular.

Nessa necessidade de melhor avaliação está o trecho que tem por objetivo dar a resposta legal ao conceito de rendimento, para fins de aplicação do teto remuneratório. Nesse ponto, o projeto não andou bem, em especial quanto ao dispositivo que trata da licença-prêmio convertida em pecúnia em razão da não fruição na atividade, agora considerada como rendimento, em descompasso com o seu caráter verdadeiramente indenizatório.

Para que essa premissa se torne verossímil, é necessário fazer a reconstituição histórica do direito à licença-prêmio e a sua situação atual. Pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Federais, a implementação do direito se dava após cada quinquênio ininterrupto de exercício, com a concessão de três meses de licença por assiduidade, com a remuneração do cargo efetivo e, no caso de falecimento de servidores, os valores eram convertidos para beneficiários da pensão.

A lei era silente sobre diversos pontos que se revelam importantes para a controvérsia que ora se verifica: a licença é direito subjetivo, oponível à Administração a qualquer tempo ou somente pode ser gozada de acordo com a conveniência? O seu caráter, quando convertido, é indenizatório ou remuneratório? Quais as hipóteses de conversão? Apenas em caso de morte? Ou a aposentadoria gera direito à conversão?

Diante de tais omissões, coube à jurisprudência dos tribunais pacificar o entendimento acerca do reconhecimento do caráter indenizatório, de acordo com a sua intrínseca relação com o enriquecimento sem causa, uma vez que afastar o direito à conversão significa concluir que a Administração fez uso das atividades do seu servidor e não o remunera quando de sua saída para a inatividade, atribuindo, para si, aquele valor, o que é vedado pela legislação civil.

Entretanto, em 1997, por força da Lei 9.527, a licença-prêmio, no âmbito federal foi substituída pela licença para capacitação. Com efeito, por força do direito adquirido, os que alcançaram tal direito deveriam receber tais valores, com a efetiva conversão, no momento de aposentadoria.

O próprio STJ já afirmou a hipótese de conversão por necessidade do serviço e não apenas por morte, a ensejar a conclusão de que a licença não gozada, quando da inatividade, deve ser convertida, mantendo-se o seu caráter indenizatório, de modo a não incidir tributação por acréscimo remuneratório e nem o teto do artigo 37 da Constituição Federal.

Especificamente no Distrito Federal, vigorou até dezembro de 2011 o texto original da Lei 8.112/90. Era o que determinava a dicção do artigo 5º da Lei Distrital nº 197/1991. Dessa forma, a análise acima contempla o direito adquirido dos servidores distritais até a edição de seu regime jurídico próprio, ocorrida em 2011, que não só manteve o direito à licença-prêmio, como declarou expressamente o seu caráter indenizatório, garantindo aos servidores estaduais o direito à licença-prêmio, bem como à conversão dos períodos não gozados. E a lei de regência declarou, de forma expressa, o seu caráter indenizatório, após hígido processo legislativo.

Voltando ao projeto de lei que repousa na Câmara, sua redação original continha proposição que limitava a quantidade de meses reconhecidamente indenizatórios. Tal dispositivo já estava eivado de vícios.

Observe-se que o processo legislativo deve se pautar pelos princípios que orientam à Administração Pública. Isso é consequência lógica da atuação parlamentar, que não pode se afastar das regras gerais. Não é possível validar um dispositivo que, sem indicar qualquer fundamento razoável, indica que a licença-prêmio convertida tem caráter indenizatório limitado, tão somente, ao período de seis meses.

A coisa ficou ainda pior quando, em sede emenda do senador José Aníbal (PSDB/SP), que fora aprovada por unanimidade, o caráter indenizatório da licença-prêmio foi afastado. Com isso, o texto do projeto incluiu, como parcela remuneratória, a licença-prêmio, convertida em pecúnia, sob a justificativa desarrazoada que se trata de forma indireta de remuneração, afastando decisões judiciais consolidadas, que reconhecem o caráter indenizatório da licença-prêmio, bem como afasta dispositivo de lei em vigor, com motivação absurda.

Ao proceder assim, o Senado optou por reconhecer o caráter remuneratório da licença-prêmio convertida em pecúnia, algo incompatível com a realidade material. A não fruição do direito não decorre da vontade exclusiva do servidor, mas por vezes, por indeferimento do pleito pela própria Administração ou pelo interesse do serviço. E ainda que o fosse, a lei vigente, ao menos no Distrito Federal, não estabelece exigências nesse sentido.

O projeto atual, além de ser incompatível com a legislação em vigor, encerrará na institucionalização, por via legal, do enriquecimento sem causa da Administração, porquanto deterá a parte do somatório de períodos de licença não gozada que extrapole o teto remuneratório local, mesmo possuindo notório caráter indenizatório.

Tal regulamentação não pode ser feita com base em suposições. O caráter indenizatório da licença-prêmio convertida é de clareza solar. Afastá-lo, sob o clamor popular de combate aos supersalários, evidencia a atuação casuística dos parlamentares, sob justificativa risível de forma indireta de remuneração.

A remuneração possui nítida ligação com o serviço prestado e a sua contraprestação. A licença-prêmio por assiduidade “premia” o servidor, e não por outra razão tem esse nome, a perceber a remuneração sem a necessidade de comparecer ao serviço para prestar atividade. Caso seja obrigado a comparecer e prestar os serviços, por qualquer razão, é certo que receberá a sua remuneração.

O caráter indenizatório se revela justamente na medida em que a Administração, independentemente da motivação, não prescinde das atividades desenvolvidas pelo servidor e, ao final de sua carreira, o indeniza por isso, já que o direito não é subjetivo e oponível a qualquer tempo. Desnaturar esse caráter significa, a não mais poder, a institucionalização, pasme-se, por via legal, do enriquecimento sem causa.

É óbvio que a sociedade clama por critérios específicos para a aplicação do teto. Mas, se for para despertar no sentido de afastar direitos claros, sob argumentos juridicamente insustentáveis, melhor que o projeto repouse mais, a ponto de amadurecer o debate. Caso contrário, muitos servidores serão prejudicados, porquanto por um passe de mágica, aquilo que era indenização deixará de ser, a ensejar o enriquecimento estatal às custas do trabalho de seu servidor.

Por Adovaldo Dias de Medeiros Filho

Adovaldo Dias de Medeiros Filho é advogado integrante do Grupo de Pesquisa de Servidores Públicos e sócio do escritório Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados.

Fonte: O Estado de S. Paulo


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra