sexta-feira, 21 de abril de 2017

Dyogo Oliveira: reforma garantirá entrega de serviços com qualidade


BSPF     -     21/04/2017




Ministro participou de audiência pública no Senado nesta terça-feira, dia 18

O ministro Dyogo Oliveira participou, na tarde desta terça-feira (18), de audiência pública no Senado Federal para debater a Medida Provisória (MP) 765 de 2016, publicada em dezembro do ano passado e que altera a remuneração de servidores públicos federais e de servidores de ex-Territórios. A audiência foi presidida pelo deputado Federal Hiran Gonçalves e contou com a participação do senador Fernando Bezerra, relator da MP no Senado, e de outros parlamentares.

Em sua fala de abertura, o ministro apresentou a composição dos gastos públicos e o percentual das despesas com a previdência do trabalhador urbano e rural. Dyogo reforçou que mais da metade do recurso do Governo é gasto com aposentadorias de ativos e inativos e que, por isso, o gasto público não reflete as necessidades do povo brasileiro. “Isso acontece por conta da rigidez da obrigatoriedade dos gastos” – referindo-se à necessidade de uma reforma administrativa.

Já em relação às despesas de pessoal do Poder Executivo Federal, o ministro afirmou haver estabilização dos gastos, movimento contrário ao que acontece nos estados, que já gastam 60% do que é arrecadado com remunerações. “Reformas garantirão que tenhamos uma administração pública funcional e que entreguemos serviços com qualidade”, afirmou.

A MP trata de remuneração e bônus para 11 carreiras públicas em diversos órgãos do Governo Federal; o impacto dos reajustes dessas categorias representará R$ 3,7 bilhões em 2017. Já sobre os casos de policiais ex-Territórios, o ministro comentou que eles estão sendo enquadrados na tabela atual da polícia e, por isso, devem obter reajustes diferentes.

Confira as categorias contempladas:

Auditoria-Fiscal da Receita Federal, que engloba auditores fiscais e analistas tributários, com o índice de reajuste de 5,5% em 2016 e 5% em 2017, além de bônus de produtividade.

Auditoria-Fiscal do Trabalho, com os mesmos índices e bônus de produtividade da categoria “Auditoria-Fiscal da Receita Federal”.

Carreira do Perito Médico Previdenciário e Supervisor Médico Pericial, com reajuste de 12,9% a partir de janeiro de 2017.

Diplomata, com reajuste de 12,9% a partir de janeiro de 2017.

Oficial de Chancelaria, com índice de 12,9% a partir de janeiro de 2017.

Assistente de Chancelaria, com índice de 12,9% a partir de janeiro de 2017.

Carreira de Infraestrutura, que engloba o Analista de Infraestrutura e o cargo isolado de Especialista em Infraestrutura Sênior, com índice de 12,9%.

Polícia Civil dos ex-Territórios, cuja remuneração é paga em forma de subsídio, com índices de 23,9% a 39,9% em 2017. Esses servidores – 2.412 no total, dos quais apenas 319 ainda na ativa – são equiparados à Polícia Federal.

Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra