sexta-feira, 21 de abril de 2017

Previdência: reforma prevê aposentadoria compulsória nas estatais


Jornal Extra     -     21/04/2017




Brasília - O texto final da reforma da Previdência traz também mudanças para os trabalhadores das estatais — que são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Enquadrados no Regime Geral de Previdência Social (RGPS), eles recebem na aposentadoria o teto do INSS, complementado por fundos de pensão. No relatório, o deputado Arthur Maia (PPS-BA) propõe a criação da aposentadoria compulsória aos 75 anos de idade. Ou seja, ao atingir essa idade, os funcionários das estatais serão transferidos para a inatividade sem qualquer custo para a empresa.

A aposentadoria compulsória aos 75 anos já existe no serviço público. No caso das estatais, com a aprovação da reforma, o funcionário que se aposentar pelo INSS e continuar trabalhando na mesma empresa não terá direito à multa de 40% do saldo do FGTS, como acontece nas demissões sem justa causa. O saque dos recursos do Fundo é autorizado no momento em que o trabalhador pede aposentadoria.

A medida foi sugerida pelo Ministério do Planejamento como uma forma de ajudar a compensar parte das concessões no texto original, como regras mais suaves na fase de transição e mais amenas para algumas categorias. Isso porque existe uma brecha legal que garante que trabalhadores recebam a aposentadoria e depois entrem num Plano de Demissão Voluntária (PDV), ganhando também os direitos da rescisão contratual. A estimativa é de uma economia de R$ 2 bilhões anuais aos cofres públicos.

O texto final da reforma começará a ser discutido na próxima terça-feira, com previsão de ser votado no dia 2 de maio. Até lá, o governo espera que o relator não faça alterações de última hora sem o consentimento da área econômica — o que pode desidratar ainda mais a reforma e reduzir seus efeitos fiscais.

TRANSIÇÃO DE SERVIDORES

Na leitura do documento, quarta-feira passada, Maia surpreendeu ao aliviar ainda mais as regras para os trabalhadores rurais e ameaçou mudar a regra de transição dos servidores que ingressaram até 2003. Na versão preliminar do relatório negociado com o governo, o direito à paridade (mesmo reajuste dos funcionários da ativa) e integralidade (valor igual ao do último salário) só será devido se o servidor atingir a idade de 65 anos.

No fim da audiência, o relator disse que iria manter a medida, mas que faria uma pequena correção para as mulheres, que deverão atingir 62 anos de idade para fazer jus à paridade e integralidade. Na regra geral, as mulheres ficarão com idade mínima diferente da dos homens, que é de 65 anos, no fim da transição.

No entanto, o ajuste que o relator diz que vai fazer ainda não foi incorporado ao relatório. Só na terça-feira, com a divulgação do texto definitivo, é que essa questão será esclarecida. Os assessores do parlamentar disseram, ontem, que vão propor uma regra mais justa para a paridade e a integralidade.

(Geralda Doca - O Globo)


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra