sexta-feira, 28 de abril de 2017

Relator de CPI sai em defesa do funcionalismo


BSPF     -     28/04/2017




Brasília - Indicado para ser o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará o déficit da Previdência Social, o senador Hélio José (PMDB-DF) prometeu, em seu primeiro pronunciamento, trabalhar para mostrar que o funcionalismo não é responsável pelo problema nas contas públicas. "Como servidor público concursado, vou poder demonstrar que não somos responsáveis por rombo nenhum de Previdência, para que o servidor público não pague o pato de erros do passado", afirmou. A comissão foi instalada com apoio do governo para "investigar" o déficit, numa estratégia de enfrentar o discurso da oposição de que não existe rombo. Autor do requerimento, o senador Paulo Paim (PT-RS) queria ficar com a relatoria, mas será o presidente - função que determina o cronograma de funcionamento da CPI, conduz os trabalhos e decide sobre questões de ordem, mas com menos capacidade de influenciar no trabalho final.

Suplente do governador do Distrito Federal e com pretensões de disputar a reeleição em 2018, Hélio José se auto-intitulou defensor do funcionalismo - categoria com grande capacidade de mobilização em Brasília - e, pouco antes de posar para fotos com representantes do sindicato dos servidores do Legislativo, afirmou que espera influenciar a votação da reforma da Previdência com a CPI. Indicado pelo líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), crítico da reforma, o relator protestou várias vezes contra a retirada de "direitos adquiridos" dos servidores na proposta e disse que alertou o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. "Falei para o ministro: não mexa em direitos adquiridos. O Brasil tem potencial turístico, tem várias formas de compensar o déficit", relatou.

 O funcionalismo se insurgiu contra a regra de transição proposta pelo relator da reforma da Previdência na Câmara, deputado Arthur Maia (PPSBA), que obriga os servidores que ingressaram antes de 2003 a trabalharem até a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para mulheres se quiserem se aposentar com o benefício integral. Se quiserem deixar a atividade antes, os pagamentos serão reduzidos. Já o presidente da comissão, Paulo Paim, quer focar nos devedores da Previdência, que somam quase R$ 500 bilhões em débitos não pagos. Ele defendeu que sejam todos convocados para prestar esclarecimentos ao longo dos quatro meses de funcionamento da CPI - que podem ser prorrogados. "Vamos ouvir quem de fato está roubando o dinheiro da Previdência", disse.

Na lista, afirmou o petista, estão nessa lista de alvos bancos, grandes empresas e até parlamentares. A oposição, contudo, só conta com um dos sete votos da comissão e terá dificuldade para fazer valer sua agenda no colegiado. Paim ameaçou ainda que "mandará prender" senadores e devedores que tentarem acordos escusos para não serem ouvidos pela CPI, como já ocorreu em outras comissões. Hélio José não quis antecipar quais convocações pedirá, dizendo que apresentará o plano de trabalho na terça-feira. Afirmou apenas que ouvirá todos os lados, as centrais sindicais, setor produtivo e "até" o governo, do qual ele é um dos vice-líderes no Senado.

Fonte: Valor Econômico (Raphael Di Cunto)


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra