terça-feira, 23 de maio de 2017

Servidores denunciam “desmonte”


BSPF     -     23/05/2017




Assistentes sociais que participaram da audiência de ontem na Comissão de Direitos Humanos (CDH) denunciaram desmonte progressivo dos serviços sociais e de reabilitação profissional e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Eles criticaram a intervenção da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social (ANMP) nas ações do órgão. Segundo os assistentes, essa ingerência tem prejudicado o funcionamento da própria instituição e afetado o conjunto dos trabalhadores do INSS, em especial os da área de saúde do trabalhador. Edivane Jesus, da Comissão Nacional dos Assistentes Sociais do INSS, afirmou que há planos de substituir servidores por terceirizados e até estagiários.

— Os trabalhadores terão ainda mais percalços para acessar o benefício. Não se trata de corporativismo, mas de garantir um serviço que é direito do trabalhador — disse. Os assistentes sociais do INSS afirmaram que o governo, por meio de portarias, tem retirado direitos dos trabalhadores e também criticaram a Medida Provisória 739/2016, que criou uma força-tarefa para rever benefícios. Como os médicos recebem R$ 60 por perícia, as revisões, de acordo com eles, têm tido prioridade em detrimento da fila normal de perícias.

Pente-fino

Diretora do Sindicato dos Servidores e Trabalhadores Públicos em Saúde, Previdência e Assistência Social do Estado de São Paulo, Thaize Antunes disse que o presidente da ANMP, Francisco Cardoso, negociou com o governo o chamado pente-fino. — Pente-fino é usado para retirar piolho, um parasita. Não achamos que trabalhadores sejam parasitas. Os participantes ainda cobraram a convocação de aprovados no último concurso e criticaram a proposta de reforma da Previdência do governo por retirar direitos dos trabalhadores e endurecer as regras do Benefício de Prestação Continuada, pago a 4,4 milhões de brasileiros com deficiência e idosos de baixa renda que não têm condições de se manter sozinhos.

Para a representante da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Ana Luísa Dal Lago, a ideia da reforma é privatizar o setor: — Este governo propõe o fim do Estado garantidor de direitos, impossibilitando o funcionamento da rede de proteção social. Por outro lado, não ataca sonegações, desonerações e pagamento de juros. O verdadeiro objetivo é quebrar a Previdência Social e estimular os fundos de previdência privados.

Com informações do Jornal do Senado


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra