BSPF - 15/05/2017
Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal já obteve
este ano mais de 16 milhões de acessos
O Sistema de Gestão de Pessoas do governo federal (Sigepe)
atingiu neste mês a marca de 1,1 milhão usuários cadastrados, formada por
servidores ativos, aposentados e pensionistas, vinculados a órgãos e entidades
do Poder Executivo Federal.
Responsável pelo armazenamento de dados pessoais e
financeiros dos servidores, o sistema contabilizou, somente em 2017, mais de 16
milhões de consultas. A busca de informações sobre contracheques está no topo
dos acessos.
COMO CONSULTAR
Ao fazer o acesso online ao Sigepe, utilizando senha
pessoal, o usuário pode consultar informações e usar as funcionalidades
disponíveis. Sob o mote “Inovando a Gestão de Pessoas com Tecnologia da
Informação”, o sistema permite consultar e imprimir contracheques, comprovante
de rendimentos e comprovante de pensão alimentícia para efeito de declaração de
imposto de renda, comprovantes de diárias e ajuda de custos, marcação de
férias, entre outras facilidades.
O sistema pode ser acessado pela internet ou por meio do
aplicativo Sigepe mobile, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App
Store.
Desenvolvido no
âmbito da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/MP), o Sigepe foi estruturado
para substituir, gradativamente, o Sistema Integrado de Administração de
Recursos Humanos (Siape), atual responsável pelo processamento da folha de
pagamento do Governo Federal.
Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão