Agência Brasil
- 22/06/2017
O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
lançou hoje (22) o Painel Estatístico de Pessoal (PEP), portal eletrônico que
reúne em um único de acesso as informações estatísticas sobre gestão de pessoas
do Poder Executivo Federal. Segundo o secretário de Gestão de Pessoas, Augusto
Akira Chiba, o sistema automatizado simplifica o acesso e a visualização de
dados, além de permitir consultas personalizadas.
“O painel dá maior transparência porque, muitas vezes, as
informações estão no boletim, só que o usuário não consegue extrair e tratar os
dados. É um 'faça você mesmo', com uma ferramenta para fazer os cruzamentos que
quiser”, disse.
Atualmente, as informações sobre gestão de pessoas do
Executivo estão disponíveis no Boletim Estatístico de Pessoal, que são tabelas
atualizadas a cada três meses.
A ideia é transformar dados em informações de apoio para
gestores públicos, cidadãos e imprensa. Segundo o ministério, a nova ferramenta
fornecerá uma ampla base de informações que serão atualizadas mensalmente, com
opções de consulta e uso de gráficos, mapas e planilhas, facilitando o
agrupamento e o cruzamento dos dados.
Por meio do portal, também será possível fazer análises
associativas sobre despesas de pessoal, quantitativos de servidores,
remunerações, concursos, cargos e funções e aposentadorias.
O painel concentra as informações estatísticas a partir de
janeiro de 2017 e está disponível no endereço https://www.pep.planejamento.gov.br/