BSPF - 22/08/2017
Planejamento lança novo módulo no Sistema de Gestão de
Pessoas do Governo Federal (Sigepe)
Servidores, aposentados e pensionistas já podem fazer suas
requisições às unidades de gestão de pessoas pela internet. A partir de agora,
solicitações como auxílio transporte ou alimentação, alteração de dados
bancários ou ainda o cadastro de dependentes podem ser realizadas no Sistema de
Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe). O Módulo Requerimento foi
lançado, nesta terça-feira (22), pela Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), do
Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), em evento que contou
com 270 participantes no local, além de cerca de 130 servidores que
acompanharam a transmissão ao vivo pela web.
“Esta é mais uma ferramenta para modernizar a gestão das
pessoas e simplificar a relação do servidor com os órgãos públicos. Buscamos
com essa solução evitar deslocamentos desnecessários e espera em filas”,
exemplifica Augusto Chiba, secretário de Gestão de Pessoas do MP. Segundo o
secretário, o uso do sistema implicará uma economia de cerca de 30% dos
recursos, considerando a redução do tempo, a eliminação do papel e a integração
por meio da comunicação automática entre soluções do governo. “Esta ação
demonstra a preocupação do ministério tanto em reduzir os seus gastos quanto em
diminuir os danos ao meio ambiente”, complementa Chiba.
Com a nova funcionalidade, toda a comunicação entre o
servidor e sua unidade será realizada dentro do Sigepe, com toda a segurança da
assinatura eletrônica de documentos. O “Sigepe - Requerimento” irá incorporar,
ao longo do tempo, uma lista crescente de documentos para requisições de
direitos e benefícios para o servidor, aposentado e pensionista do governo
federal.
Para Alba Regina Dias, Coordenadora de Acompanhamento
Funcional e Pagamento, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão,
o módulo vai dar celeridade ao atendimento e melhorar a comunicação entre as
unidades de gestão de pessoas e os servidores. “Tínhamos dificuldade de entrar
em contato com o servidor para solicitar a atualização dos dados. Agora essa
comunicação será rápida”, avalia.
Na ocasião, foi divulgada ainda a iniciativa da SGP de
disseminação de informações sobre educação financeira com o objetivo de ampliar
o conhecimento do servidor sobre a organização de suas finanças pessoais.
Disponível no Portal do Servidor, a medida oferece acesso a diversos conteúdos
sobre o tema Educação Financeira, visando oferecer informações para
planejamento de gastos pessoais e uso consciente do crédito.
Sigepe
O Sigepe é a nova ferramenta tecnológica para atender às
necessidades dos setores de gestão de pessoas do governo federal. Por meio dos
módulos já disponíveis, o Sigepe atinge aproximadamente 1,6 milhão de
servidores ativos, aposentados e pensionistas, abrangendo todo o ciclo de vida
da área de gestão de pessoas como a criação de cargos e empregos, seleção de
pessoas, ingresso do servidor, gestão funcional (férias, movimentação,
progressão funcional etc.), gestão de benefícios (gratificações, adicionais etc.),
aposentadoria e folha de pagamentos.
Fonte: Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão