quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Governo vai anunciar medidas para reduzir gastos com pagamento de pessoal


Canal Aberto Brasil     -     14/09/2017




O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, comunicou ontem, 13, que até o fim deste mês o Governo Federal deve anunciar medidas para reduzir os gastos com a folha de pagamento. A informação foi dada após a divulgação das regras para o Programa de Desligamento Voluntário – PDV para os servidores públicos. De acordo com o ministro, uma das propostas é a reestruturação das carreiras do Poder Executivo, que estabelecerá um limite salarial para o início no serviço público e uma progressão mais lenta dentro da carreira.

Ainda de acordo com o ministro, o salário inicial no serviço público atualmente é significativamente superior ao correspondente no setor privado, e o servidor alcança o topo da carreira bem mais rápido que os demais trabalhadores. “Isso gera toda a sorte de incentivos equivocados do ponto de vista de gestão de pessoas, pois quando chega ao topo da carreira, o servidor perde a motivação de continuar progredindo”, diz o ministro.

Atualmente, a despesa com pessoal na ativa é a segunda maior despesa obrigatória do governo, correspondendo a 12,6% da despesa total. A primeira é a Previdência. A medida deverá trazer uma redução da despesa de pessoal de R$ 70 bilhões nos próximos 10 anos. As regras serão aplicadas apenas aos novos servidores e não valerão para os professores universitários.

Por Kamila Farias


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra