segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Comissão debate proposta que inclui procuradorias Federal e do Banco Central entre órgãos da AGU


Agência Câmara Notícias     -     04/12/2017




A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania realiza audiência pública nesta quinta-feira (7) para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLP) 337/17, do Poder Executivo, que torna a Procuradoria-Geral Federal e a Procuradoria-Geral do Banco Central órgãos de direção superior da Advocacia-Geral da União (AGU).

A proposta está em análise na CCJ. Em abril, o Plenário da Câmara aprovou requerimento de urgência para o projeto, com o objetivo de acelerar a votação da matéria, mas ainda não há previsão de data para sua análise pelo Plenário. Em junho, a proposta foi aprovada pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

Pelo texto, que altera a Lei Orgânica da AGU (Lei Complementar 73/93), as carreiras de procurador federal e de procurador do Banco Central também passam a integrar as carreiras da AGU.

Segundo a AGU, a medida não implica aumento de despesa nem modifica as atribuições das carreiras jurídicas.

Atualmente, são órgãos de direção da AGU: o Advogado-Geral da União; a Procuradoria-Geral da União e a da Fazenda Nacional; a Consultoria-Geral da União; o Conselho Superior da Advocacia-Geral da União; e a Corregedoria-Geral da Advocacia da União.

Convidados

Foram convidados para discutir o assunto, a pedido dos deputados Paulo Teixeira (PT-SP), Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Sergio Zveiter (Pode-RJ):

- o procurador-geral Federal, Cleso José da Fonseca Filho;

- o presidente da Associação Nacional dos Advogados Públicos Federais (Anafe), Marcelino Rodrigues;

- a representante da Associação Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional Valéria Saques;

- a presidente da Associação Nacional dos Advogados da União, Márcia Bezerra David;

- a procuradora federal Thirzzia Guimarães de Carvalho;

- o procurador do Banco Central Pablo Bezerra Luciano.

Confira a lista completa de convidados.

A audiência está marcada para as 14h30, no plenário 1.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra