sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Quem são os verdadeiros privilegiados do Brasil?


BSPF     -     19/01/2018




Poucas pessoas não tiveram acesso à recente propaganda do governo federal em defesa da reforma da Previdência Social. Os anúncios foram veiculados em diversos meios de comunicação, incluindo intervalos de novelas e programas de tv, estes assistidos por milhões de pessoas em todo o país.

A publicidade está suspensa por ordem da Justiça Federal (a Advocacia Geral da União [AGU] disse que vai recorrer. Portanto, esse quadro pode mudar). Independentemente de voltar ou não à mídia, acredito que o conteúdo apresentado merece atenção e, principalmente, críticas.

O presidente Michel Temer e a reforma da Previdência Social têm em comum a falta de popularidade. Não é segredo para ninguém que a população é contra essa PEC, porém Temer quer torná-la sua maior marca e não descansará enquanto não for aprovada no Congresso, mesmo que o texto seja mais enxuto.

Restou ao governo do pmdbista pensar em uma nova estratégia para mudar a opinião pública, o que resultou nessa propaganda descabida que fala em "combate aos privilégios". É, no mínimo, hipócrita o governo criticar privilégios, considerando que os políticos representam uma das castas mais privilegiadas desse país.

O conteúdo da propaganda sugere que os servidores públicos recebem altas aposentadorias apesar de produzirem pouco. Será mesmo? Mais uma vez, acho que isso se aplica melhor à maioria dos políticos. Afinal, eles têm altas remunerações e boa parte produz pouco (há exemplos de deputados que estão na vida pública há anos e ainda não conseguiram aprovar um projeto sequer). Muitos faltam com frequência às sessões e ainda têm direito a uma série de penduricalhos e a um número abusivo de assessores.

O servidor público, por sua vez, trabalha como qualquer pessoa normal, precisa mostrar resultados e contribui com 11% do seu salário. Em alguns estados a contribuição é ainda maior.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o servidor contribui com 14%. Em outros varia de 13% a 13,5%.

Ao contrário do setor privado, em que o máximo de contribuição é de R$ 608 sobre o salário, no setor público o limite chega a R$ 3.700. Desde 2004 nenhum servidor se aposenta com integralidade e paridade. No setor privado, o tempo mínimo de contribuição é de 15 anos. No setor público é de 30 a 35 anos. No setor privado, há fundo de garantia; no público não há. No privado, o trabalhador pode ter dois empregos, se assim desejar, já no setor público é proibido por lei.

Além disso tudo, o servidor contribui com a Previdência mesmo depois de aposentado. Isso, aliás, é exclusividade do Brasil e já mostra que nenhum deles, de fato, recebe aposentadoria integral.

É isso que o governo chama de privilégios?

Existe um grupo de servidores com remunerações mensais altíssimas e que ainda recebem acima do teto. Mas é importante dizer que se trata de uma casta muito pequena e que não representa os servidores públicos como um todo. Os próprios trabalhadores do serviço público não apoiam essa turma.

É um erro igualá-los, pois há um abismo enorme entre eles.

Antes de colocar nas costas do servidor público a culpa pela suposta falta de dinheiro nas contas da Previdência, o governo deveria olhar para o seu próprio umbigo. São eles, os políticos que querem nos impedir de aposentar, os verdadeiros privilegiados desse país.

Antonio Tuccílio é presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP)

Fonte: Jornal Correio de Sergipe


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra