segunda-feira, 16 de abril de 2018

Câmara homenageia os 20 anos da criação da carreira de analista de comércio exterior


Agência Câmara Notícias     -     16/04/2018




Homenagem foi feita em sessão solene realizada nesta segunda-feira (16)

A Câmara dos Deputados homenageou, nesta segunda-feira (16), em Sessão Solene requerida pelos deputados Érika Kokay (PT-DF) e Nelson Pellegrino (PT-BA), os 20 anos da criação da carreira de analista de comércio exterior do Governo Federal.

De acordo com a deputada, a carreira está ligada ao desenvolvimento industrial, comercial e agrícola do Brasil. “Essa carreira representa não apenas levar para o mundo os interesses de vários segmentos fundamentais para a geração de emprego; ela também defende a soberania nacional”, afirmou.

Kokay citou alguns dos programas criados a partir dessa carreira, como o Inovativa Brasil, de aceleração de startups. O programa ajuda empreendedores e inovadores que têm boa tecnologia mas pouco conhecimento e experiência em negócios, orientando os primeiros passos no mercado.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ressaltou que, ao longo das últimas duas décadas, os analistas de comércio exterior foram motores e testemunhas de grandes transformações. "No momento em que se procura modernizar e fortalecer esse comércio, é justo e oportuno homenagear a contribuição de quem se dedica todos os dias à realização de objetivos tão relevantes para o país", afirmou.

Ele também destacou os avanços experimentados pelo Brasil durante esse período. "Cresceu nossa relevância no cenário mundial e o comércio exterior passou a representar fatia cada vez maior do PIB brasileiro", lembrou Maia.

Carreira

A carreira de analista de comércio exterior foi criada em 1998 num contexto de profissionalização do comércio entre o Brasil e outros países, com a meta de elevar a competitividade e a inovação da indústria brasileira e de ampliar os investimentos e o volume do comércio internacional dos setores produtivos.

Grande parte dos analistas têm atuação no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Eles trabalham na formulação, implementação, controle e avaliação de políticas públicas relacionadas ao aumento do nível de competitividade e inovação na indústria, comércio e serviços.

Em virtude da crescente complexidade do cenário comercial mundial, os quadros da carreira foram ampliados de 280 cargos, em 1998, para os atuais 730 cargos.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra