quinta-feira, 31 de maio de 2018

Seminário Funpresp em Pauta: migrar ou não migrar?


BSPF     -     31/05/2018




O evento acontecerá no auditório do Banco Central do Rio de Janeiro no dia 14 de junho

“Vale a pena migrar para a Funpresp?” Com o objetivo de responder a essa pergunta e sanar as dúvidas dos servidores residentes no Rio de Janeiro quanto ao regime de previdência complementar, o Sindilegis e as entidades Sinal, Unacon, Anfip, Unafisco, Sinprofaz, Anesp, Sindcvm, Sindsusep e Afipea irão realizar, no dia 14 de junho, o “Seminário Funpresp em Pauta – Migrar ou não migrar?”.

O encontro irá ocorrer no auditório do Banco Central, localizado na Av. Presidente Vargas, 730, a partir das 10h.  As inscrições poderão ser feitas até o dia 4 de junho, enviando dados (nome completo, CPF, RG, telefone para contato e entidade) para imprensa@sindilegis.org.br. Devido à lotação do auditório, as vagas serão limitadas, com 27 lugares para cada entidade.

Paulo Martins, vice-presidente do Sindilegis, explica que o prazo para a migração se encerra no dia 29 de julho, conforme prevê a Lei 13328/2016: “O Sindicato está atento à data e às dúvidas recorrentes dos filiados. Vamos fazer um evento para esmiuçar o assunto e tirar todas as dúvidas dos servidores lotados no Rio de Janeiro”, disse.

A palestra será conduzida pelo auditor do TCU Fernando Maranho, formado em engenharia de computação pela Unicamp e pós-graduado em Planejamento e Orçamento Público. Além de ter estudado o regime da Funpresp a fundo, Maranho também desenvolveu uma planilha de simulação que analisa diversos casos e cenários com base nas principais dúvidas dos servidores.

Aspectos relevantes para tomar a decisão

O objetivo da palestra é apresentar e discutir de forma detalhada todos os aspectos relevantes que devem ser considerados na decisão de migração de regime previdenciário. Assim, são abordadas as regras atuais do Regime Próprio e as mudanças que irão ocorrer com a possível aprovação da reforma da Previdência.

Maranho explica que, durante a palestra, as regras da Funpresp são apresentadas de forma detalhada para que o servidor também possa avaliar se deve ou não fazer sua adesão: “O primeiro passo da análise é a comparação de renda líquida total a ser recebida na aposentadoria em caso de migração, com ou sem adesão à Funpresp, e também em caso de não migração, utilizando uma planilha Excel que será fornecida para que cada um simule seu caso”, detalha.

A análise será aplicada sobre dois casos de exemplo (um servidor na regra da média e outro na regra da paridade/integralidade). Também são apresentadas e discutidas as regras de pensão por morte, invalidez permanente, acumulação de benefícios e os riscos e as perspectivas futuras que devem ser levados em consideração na decisão.

Prazo para migração se encerra no dia 29 de julho

O servidor que ingressou no serviço público do Poder Executivo antes de 4 de fevereiro de 2013 e no Poder Legislativo antes de 7 de maio de 2013 (datas da instituição do RPC – Regime de Previdência Complementar) pode optar por migrar de regime previdenciário. Ou seja, estar submetido ao teto do RGPS no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e contribuir, acima desse valor, para o Regime de Previdência Complementar (RPC), com contribuição paritária da União.

Fonte: Sindilegis


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra