sexta-feira, 8 de junho de 2018

Comissão aprova programa de incentivo para professor de universidades do interior


Agência Câmara Notícias     -     08/06/2018




A Comissão de Educação da Câmara aprovou nesta quarta-feira (6) o Projeto de Lei 1285/15, do deputado Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), que cria o Programa Nacional de Incentivo ao Exercício da Docência em Municípios do Interior do País (Pniedi).

A proposta cria incentivos para a estimular a presença de professores em Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) localizadas em municípios de até 200 mil habitantes.
O projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Zeca Dirceu (PT-PR). Ele afirmou que em anos recentes houve uma interiorização do ensino superior público, com a abertura de universidades federais longe dos grandes centros urbanos. Esse crescimento tornou necessária a criação de estímulos para levar os professores para as cidades pequenas.

“O elemento mais central na gestão da oferta educativa é o professor. A qualidade desse profissional repercute de forma direta nas possibilidades de ensino, pesquisa e extensão de uma instituição universitária”, disse Zeca Dirceu.

O projeto prevê a criação de um adicional específico na remuneração paga aos professores que lecionarem no interior e prevê a concessão de taxas subsidiadas de financiamento para a construção de casa própria.

A proposta prevê a inclusão preferencial dos docentes que integrarem o Pniedi em outros programas federais destinados à concessão de taxas diferenciadas em financiamentos. E determina que os docentes deverão ter facilidades para acesso a bolsas de pesquisa e extensão, de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior ou de desenvolvimento científico e tecnológico.

Segundo o texto aprovado, o governo regulamentará a criação e o funcionamento do Pniedi.

Tramitação

O projeto ainda será analisado em caráter conclusivo pelas comissões Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra