sábado, 2 de junho de 2018

Funpresp prepara licitação para selecionar gestores


BSPF     -     02/06/2018




A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) fará uma licitação para contratar novos gestores de recursos para os investimentos de seus beneficiários. O objetivo é adequar as carteiras à adoção de estratégia baseada no perfil dos participantes.

A concorrência será realizada até o ano que vem, segundo o presidente da Funpresp, Ricardo Pena. Serão selecionados gestores específicos para renda fixa, renda variável, títulos privados, investimentos no exterior e infraestrutura. As casas que fazem a gestão atualmente - Santander, Itaú Unibanco e Banco do Brasil, entre outras - oferecem estratégias multimercados.

"Vamos criar perfis de investimento de acordo com o ciclo de vida dos participantes", diz Pena.

Em operação desde 2013, a Funpresp tem cerca de 60 mil servidores e administra planos de contribuição definida dos Poderes Executivo e Legislativo federal. Hoje, a todos os investidores é oferecido o mesmo perfil de risco - uma carteira com 96% de títulos públicos e o restante distribuído entre renda fixa e variável. São justamente esses 4% que cabem aos gestores externos.

Com a mudança, a Funpresp pretende estipular quatro perfis de investimento, conforme a fase da vida em que o servidor se encontra. A fundação fará uma sugestão relacionando idade e propensão a risco, mas o participante poderá escolher o que preferir. Conforme o perfil, a alocação em ativos de maior risco irá de 0% a até 45%. É para estratégias de investimento nessa fatia que os novos gestores serão selecionados.

"Queremos que os servidores tenham uma participação mais ativa no acompanhamento de seus recursos", afirma Pena.

A ideia é levar a proposta ao conselho da fundação ainda neste semestre e implementar a criação dos perfis de investimento em meados de 2019.

A Funpresp tem R$ 923 milhões sob gestão, sendo R$ 643 milhões dentro de casa e o restante, sob gestores terceirizados. A carteira acumulou rentabilidade de 3,69% neste ano, até abril. A fundação espera chegar a 68 mil participantes até dezembro, entre novos servidores e adesão dos que estão em regime de benefício definido.

Por Talita Moreira

Fonte: Valor Econômico


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra