sexta-feira, 14 de agosto de 2020

INSS vai gerir regime de Previdência dos servidores, diz presidente da autarquia

 Jornal Extra     -     14/08/2020


Prevista na reforma da Previdência, a unificação dos regimes previdenciários do funcionalismo público federal e dos trabalhadores da iniciativa privada já começou a ser estudado pelo Ministério da Economia. Em audiência nesta quinta-feira (dia 13) com servidores, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim, afirmou que a autarquia será a responsável pela gestão desse novo sistema unificado. 

Segundo representantes da Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores da Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) presentes na reunião virtual, Rolim afirmou que já existe aprovação do Ministério da Economia para que o INSS seja o responsável pela unidade gestora única. O presidente da autarquia informou ainda que haverá um projeto de lei para incluir demais poderes dentro deste projeto e transformar o INSS em uma autarquia especial. 

— No primeiro momento, nós devemos fazer a centralização da administração indireta do Poder Executivo. Enquanto isso, vai se trabalhar um projeto de lei para incluir os demais poderes. Nesse projeto, a gente vai estruturar o INSS dentro do conceito de governança padrão de unidades gestoras, se tornando uma autarquia especial, tendo um conselho com participação igualitária dos servidores, como prevê a lei, para ser unidade gestora única — disse Rolim durante a audiência.

Em nota, o INSS informou que a Emenda Constitucional nº 103 (reforma da Previdência) estabelece o prazo até novembro de 2021 para a União implantar o órgão ou entidade gestora única do regime próprio de previdência dos seus servidores. "O Ministério da Economia criou Grupo de Trabalho para analisar as medidas necessárias e...

Leia a íntegra em INSS vai gerir regime de Previdência dos servidores, diz presidente da autarquia


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra