sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Magistrados pedem cautela na análise de auxílios: 'Alguns já estão se endividando'



Jornal Extra     -     23/02/2018




A polêmica quanto ao pagamento de auxílios-moradias aos magistrados tem data para ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No dia 22 de março, o plenário da Corte irá tratar das diversas ações que discutem a concessão. Para as associações envolvidas na análise, o STF precisa unificar o debate, incluindo a regulação de outros auxílios, além de julgar o caso para os magistrados de todo o país. Na visão do presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Guilherme Feliciano, a possibilidade de imediata exclusão do benefício ameaça o futuro dos magistrados.

— Vai ser sentido como uma perda de um quarto de um ganho líquido em diversos casos. Fora os 40% da inflação (em função da falta de reajuste). É um quadro assustador. Não é apenas retórica, mas temos percebido que os colegas tem tido dificuldades para manter as suas condições de vida na mesma situação. Alguns já estão se endividando — afirmou.

Já a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) divulgou nota em que tratou do julgamento do tema pelo STF. Assinada pelo presidente Roberto Carvalho Veloso, a carta cobra do Supremo o julgamento do caso que trata dos benefícios concedidos aos magistrados do Estado do Rio de Janeiro.

"Servirá para definir o que pode e o que não pode ser pago aos juízes de todo o país, de forma clara, transparente e de acordo com os anseios de toda a população brasileira", apontou a nota.

Em setembro de 2014, o ministro Luiz Fux generalizou a concessão de auxílios-moradia aos magistrados de todo o país. O Conselho Nacional de Justiça regulou o tema, e limitou a oferta aos magistrados que não possuem residência própria na comarca de trabalho ou que são casados com outro magistrado que já recebe o benefício. A regra, porém, não tem sido seguida à risca.

Por Nelson Lima Neto


Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra