quarta-feira, 15 de abril de 2009

FHC rebate Lula e diz que Estado cresceu no século 20

FHC rebate Lula e diz que Estado cresceu no século 20
Reuters
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) rebateu nesta quarta-feira a afirmação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Fórum Econômico Mundial de que o Estado encolheu no século 20.
"Lula esqueceu da União Soviética, da China e do Brasil, porque crescemos muito no século passado", ironizou, destacando que o problema não é o tamanho do Estado, mas a sua eficiência.
Fernando Henrique, no entanto, concordou com Lula sobre o papel do Brasil na crise econômica, avaliando que o país vai estar melhor do que muitos países aos final da turbulência.
"O Brasil tem uma situação melhor e a crise não foi aqui. Quando acabar o incêndio e ver o que sobrou o Brasil vai sobrar relativamente bem, comparado a outros países", afirmou.
Para isso o ex-presidente avaliou que é necessário cuidado com os gastos do governo brasileiro, para que sejam mais eficientes, e sugeriu a realização de concursos públicos para ter mais gente especializada e menos indicações políticas.
"Tem que ter mais cobrança, mais avaliação. É fácil de dizer mas dificílimo de fazer", reconheceu.
Recém-chegado de Nova York, ele avaliou que ainda há muita confusão e existem dúvidas se as medidas tomadas pelo governo norte-americano terão efeito, e quando isso acontecerá.
"Ou os bancos recuperam a condição de crédito ou a economia real sofre, principalmente, com o desemprego, mas enquanto não resolver no coração do sistema o que está acontecendo não se pode dizer que a crise acabou", explicou.
"Acho que esse (ano) é perdido, pode ser que tenha uma retomada no próximo ano", complementou.
Ele destacou que o governo dos Estados Unidos também vai precisar tomar cuidado com a parte fiscal sob "risco da emissão de dinheiro criar uma situação embaraçosa de inflação".
FHC e Lula não se encontraram no fórum. O presidente saiu antes de Fernando Henrique chegar.
(Reportagem de Denise Luna)
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra