terça-feira, 14 de abril de 2009

Reajustes para militares estão garantidos, diz Nelson Jobim

Reajustes para militares estão garantidos, diz Nelson Jobim
Ele falou que verba já foi aprovada e que crise não fará mudanças; valor também será investido em aeroportos
Jacqueline Farid - Agência Estado


RIO - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta terça-feira, 14, que o Orçamento e os projetos do Ministério não terão cortes por causa da crise, já que todas as iniciativas são de médio e longo prazo e contam com financiamento externo. Segundo ele, entre janeiro de 2009 e julho do ano que vem, os oficiais de quatro estrelas terão um reajuste médio de 36% a 40%, enquanto os recrutas serão reajustados em 130%.

Os reajustes foram iniciados em janeiro último, prosseguem em julho e, novamente, em janeiro e julho do ano que vem. Segundo o ministro, a lei que autoriza os aumentos já está aprovada e, por isso, não haverá mudanças por causa da crise. "O Plano Estratégico de Defesa é de médio e longo prazo e a crise econômica, esperamos, será de curto prazo. Há políticas anticíclicas na indústria da defesa, que são a criação de empregos e tecnologia", disse o ministro em entrevista realizada no Riocentro, onde ocorre a Latin America Aerospace & Defence (LAAD).

De acordo com Jobim, estão garantidos investimentos de R$ 325 milhões na modernização dos aeroportos brasileiros. Entre os aeroportos incluídos na iniciativa estão os de Vitória (ES), Guarulhos (SP), Goiânia (GO) e Macapá (AP).

Jobim explicou ainda que, no que diz respeito aos projetos da Defesa, "não estamos puramente comprando e sim induzindo a produção nacional". O ministro ressaltou as diferenças entre a indústria comum e a de Defesa, que exige planejamento de prazo mais longo e disse que, até junho, o Ministério "já terá apresentado e discutido com o presidente Lula" todos os projetos em curso. "O governo está tomando medidas para que a Defesa integre a agenda nacional", disse.
Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra