quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ABERTAS INSCRIÇOES PARA FÓRUM SOBRE DISCRIMINAÇÃO E PRECONCEITO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO


Sítio do Servidor Público

Brasília - 16/09/2009


Estão abertas as inscrições para 1º Fórum sobre Discriminação e Preconceito nas Relações de Trabalho na Administração Pública, que será realizado nos dias 1º e 2 de outubro, em Brasília. O evento é promovido pela Ouvidoria do Servidor da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento em parceria com a Ouvidoria-Geral do SUS, ligada ao Ministério da Saúde.


As inscrições podem ser efetuadas no endereço eletrônicohttps://portalsipec.planejamento.gov.br/. Poderão se inscrever servidores públicos federais que trabalhem com gestão de recursos humanos.


O objetivo é sensibilizar e conscientizar os gestores públicos a debaterem sobre a questão da discriminação e do preconceito em relação aos negros; às mulheres; ao grupo de gays, lésbicas e simpatizantes; aos portadores de necessidades especiais e aos idosos.

Durante o evento, serão apresentadas experiências contra a discriminação e o preconceito em órgãos federais, além de discussão sobre os índices de denúncias e reclamações relacionadas ao tema na administração federal. Também deverá ser criado um grupo de trabalho permanente, a fim de formular propostas de combate às práticas de discriminação e preconceito.


Participarão representantes das secretarias especiais da Presidência da República; dirigentes de órgãos que atuem no combate à discriminação; integrantes das ouvidorias públicas (de atendimento geral ao cidadão) e do servidor (atendimento focalizado no servidor público federal civil); coordenadores de recursos humanos dos ministérios; coordenadores da SRH; e representantes da sociedade civil.


A abertura do fórum contará com a presença do secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira; do ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi; da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire; e do ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Santos; além de outras autoridades.


De acordo com a programação, serão tratados temas como “As Questões de Gênero e Raça na Administração Pública”, “Programa Brasil sem Homofobia”, “Portadores de Necessidades Especiais e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa” e “Normas e Legislações como Instrumentos para Prevenção e Combate à Discriminação e ao Preconceito na Administração Pública”.

Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra