quarta-feira, 4 de novembro de 2009

GOVERNO QUER GARANTIR SAÚDE DO SERVIDOR NA AGENDA PERMANENTE

Sítio do Servidor Público

Brasília - 04/11/2009


Manter a saúde do servidor na agenda permanente do governo, garantindo melhor qualidade nas ações voltadas à saúde do servidor. Essa é uma das prioridades do Ministério do Planejamento (MP) na gestão de recursos humanos do serviço público federal. A meta foi anunciada pelo secretário-executivo-adjunto do MP, Francisco Gaetani, ontem, terça-feira, na abertura do II Encontro Nacional de Atenção à Saúde do Servidor (II ENASS).

Para Gaetani, a valorização do assunto garante melhor qualidade de trabalho nos órgãos federais. “Garantir a prevenção e a manutenção da saúde do servidor e dar a ele acesso ao plano de saúde proporciona a prestação de um serviço de qualidade para a população. O assunto vinha sendo deixado de lado há vários anos. Esta é, sem dúvida, uma das principais ações de valorização do servidor federal”, destacou.

Para a secretária-adjunta de Recursos Humanos, Maria do Socorro Gomes, o II ENASS representa a consolidação de uma pauta quem vem sendo implementada pela secretaria desde 2003. Além disso, a secretária destacou que a discussão garante a ampliação das relações entre governo e servidores.

“O diálogo entre governo e servidores não pode limitar-se à discussão de remuneração. Tem que abranger outros temas, como, por exemplo, a saúde do servidor. A questão beneficia diretamente o governo, os servidores e a população, que passa a receber serviços de qualidade quando o servidor trabalha com mais condições”, afirmou Maria do Socorro.

Ainda na cerimônia de abertura, o coordenador-geral de Seguridade Social e Benefícios do Servidor da SRH, Sérgio Carneiro, disse que o II ENASS possibilita uma nova discussão sobre temas que amadureceram durante o intervalo de um ano desde a realização do primeiro encontro.

O coordenador-geral destacou o trabalho realizado no último ano pela SRH na área de saúde do servidor: “Avançamos muito desde o primeiro evento. Regulamentamos o Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor (SIASS), fizemos as alterações necessárias na lei 8.112/90 para garantir o acesso à saúde suplementar, reajustamos os valores da contrapartida dos planos de saúde e instituímos os exames periódicos para toda a administração”.

Ainda segundo Sérgio Carneiro, o objetivo é avançar ainda mais. “Em 2010, vamos capacitar profissionais para trabalhar diretamente com a saúde do servidor e vamos implementar as unidades do SIASS para atender a demanda dos exames periódicos e da perícia médica. Todos os procedimentos estão sendo padronizados. Vamos garantir ao servidor um sistema de saúde uniforme e de qualidade”, enfatizou.

O evento reúne cerca de 600 profissionais da área de saúde envolvidos na implementação do SIASS. O II ENASS vai até esta sexta-feira, 6/11.



Share This

Pellentesque vitae lectus in mauris sollicitudin ornare sit amet eget ligula. Donec pharetra, arcu eu consectetur semper, est nulla sodales risus, vel efficitur orci justo quis tellus. Phasellus sit amet est pharetra